Logomarca Indústria 4.0

Albéa Brasil adota manufatura aditiva Stratasys para aumentar a produtividade

Empresa se prepara também para imprimir em 3D peças de uso final que, atualmente, são usinadas e encarecem a operação

Por: Stratasys      21/08/2019 

Especializada em oferecer produtos para os setores de recipientes, tubos, embalagens rígidas para cosméticos, bombas, artigos promocionais e acessórios, a Albéa possui unidades em Mogi das Cruzes e em Jundiaí, onde recentemente aportou investimento para atualizar seu parque tecnológico e alinhar-se às necessidades da Indústria 4.0. Adquirida pela Albéa há cinco anos, a unidade em Jundiaí utiliza a impressão 3D principalmente para prototipagem, ou seja, para antecipar modelos de testes de produtos. Para isto, a empresa adquiriu neste ano duas impressoras 3D Stratasys, uma Connex3 Objet260 e uma FDM F170, além de construir um laboratório destinado aos projetos 3D e prototipagem. Foram investidos aproximadamente US$ 100 mil, com estimativa de retorno em 72 meses.

A Albéa conseguiu aumentar a eficiência e assertividade dos projetos, além de reduzir os custos e prazos, tendo em vista que a maioria dos projetos da empresa requer inicialmente a apresentação de um mock-up, cujo custo e tempo de produção são muito altos, se feito fora da empresa.

Segundo Vinícius Damasio, projetista da Albéa, a empresa já utilizava uma impressora 3D Stratasys, e houve a necessidade de atualização com o objetivo de obter produtividade maior. “Já empregávamos a impressão 3D para prototipagem, mas vimos a necessidade de atualizarmos os nossos processos, trazendo impressoras com maior capacidade técnica e com mais opções de impressão e materiais. Procuramos em todo o mercado novas opções de equipamentos, e a Stratasys foi a que mais se adequou à nossa realidade”, conta.

Com as novas impressoras, a Albéa conseguiu ampliar a gama de materiais trabalhados e o nível de apresentação técnica, principalmente pela aquisição da Connex3 Objet260, que opera com sistema multimaterial e multicolorido. Também houve ganhos em tempo e eficiência. “Conseguimos agora obter peças de um dia para o outro. O motivo é que com as impressoras 3D, conseguimos desenvolver o projeto completo de prototipagem internamente, sem ter que contar com terceiros” explica.


Continua depois da publicidade


Apesar do foco em prototipagem, Damasio conta que a Albéa tem a intenção de substituir algumas peças de produção, que hoje são usinadas, por impressas em 3D na Stratasys F170. “No momento, estamos analisando, testando e nos preparando para otimizar nossa operação com o modelo de impressora 3D F170, na qual poderemos imprimir, por exemplo, garras de robôs, berços das máquinas e dispositivos de medição. Estas peças, no momento, são usinadas e possuem custo maior para a nossa operação”.

“A adoção das tecnologias de manufatura aditiva da Stratasys pela Albéa é mais um indicador positivo de que as empresas, no Brasil, estão atentas às necessidades de inovação dos seus processos fabris e de desenvolvimento de novos produtos para ganhar mais agilidade e competitividade no mercado, além de se adequar aos requisitos da indústria 4.0”, declara Anderson Soares, Territory Manager da Stratasys no Brasil.

Com aproximadamente 900 funcionários, a unidade da Albéa testa agora, com as novas impressoras 3D da Stratasys, a injeção de material. “Vamos imprimir em 3D cavidades de moldes para injeção plástica. Dessa maneira, ao invés de usinar uma cavidade piloto, poderemos fazer isso com impressão 3D, um processo muito mais rápido e barato. Acreditamos que a Stratasys tem investido no desenvolvimento de suas tecnologias e, dessa forma, facilitando a evolução dos negócios de seus clientes, inclusive para materiais novos como emborrachados e metal, por exemplo. Este é o futuro, e a Albéa está alinhada a essa tendência para ser mais competitiva no mercado”, conclui.

Todo o projeto, estudos, consultoria técnica e de negócios até a aquisição foram realizados em conjunto com a LWT Sistemas, revenda autorizada Stratasys no Brasil.

 

Stratasys F170 

De tecnologia FDM, exige menos conhecimento e experiência dos usuários durante o processo de impressão 3D. Ao mesmo tempo, atende às mais avançadas expectativas e necessidades de prototipagem rápida. As impressoras 3D Stratasys dessa série se destacam em todos os estágios do processo de prototipagem de produto, desde as iterações iniciais de conceituação de design até a verificação de projetos mais complexos e prototipagens funcionais de alta qualidade. Possuem recursos para processo de impressão 3D simples e intuitivo, como uma nova interface de usuário, monitoramento de impressão remota, câmera embutida e calibração automática.

 

Stratasys Objet260 Connex3

De tecnologia PolyJet, multimateriais e multicolorida, é excelente para a impressão de itens que necessitam de propriedades mecânicas, ópticas ou térmicas diferentes como, por exemplo, peças que possuam sobreinjeção, caixas transparentes, articulações flexíveis ou superfícies resistentes ao calor. A impressora pode produzir uma ampla gama de materiais digitais em cada trabalho de impressão para gerar protótipos realistas sem necessidade de montagem e pós-processamento adicionais.

 

Sobre a Stratasys

A Stratasys é líder global em manufatura aditiva ou tecnologia de impressão 3D e é fabricante das impressoras 3D FDM® e PolyJet™. As tecnologias da empresa são usadas para criar protótipos, ferramentas de fabricação e peças de produção para indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, produtos de consumo e educação. Por 30 anos, os produtos da Stratasys têm ajudado os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, o custo e o tempo de colocação no mercado, bem como reduzir ou eliminar os custos de ferramentas e melhorar a qualidade dos produtos. O ecossistema de soluções e expertise em impressão 3D da Stratasys inclui: impressoras 3D, materiais, software, serviços especializados e produção de peças sob demanda. Online em: http://www.stratasys.com, http://blog.stratasys.com e LinkedIn.

A Stratasys é uma marca registrada e o selo Stratasys é uma marca registrada da Stratasys Ltd. e / ou de suas subsidiárias ou afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.

 

Sobre a LWT Sistemas

LWT Sistemas é uma empresa 100% nacional com atuação em todo o Brasil, que com mais de 20 anos de experiência e profissionais certificados pelas empresas que representa, oferece aos seus clientes o que há de mais inovativo em todos os segmentos em que atua.

A LWT Sistemas é representante Dassault Systèmes para a comercialização e implantação de soluções PLM e 3DEXPERIENCE (CATIA V5 e CATIA V6, ENOVIA, DELMIA, 3DVIA Composer e ICEM Surf), está entre os principais parceiros Stratasys para a comercialização e suporte de sistemas de manufatura aditiva para uso profissional (Impressoras 3D), é revendedora MakerBot para impressoras do tipo Desktop e distribuidor Materialise para a revenda do Magics.

Além da comercialização de produtos, a LWT é, também um parceiro de treinamento CEP (Certified Education Partner), que é a denominação dada às empresas certificadas pela Dassault Systèmes, após criteriosa análise de diferentes aspectos humanos e de infra-estrutura. Este selo de qualidade nos transforma em um dos poucos parceiros Dassault Systemes no mundo, considerado pela própria Dassault Systèmes, como um centro de excelência que pode ministrar quaisquer de seus treinamentos exclusivos com o mesmo nível de qualidade dos cursos aplicados pela desenvolvedora.

 

 

Gostou? Então compartilhe: