Logomarca Indústria 4.0

Bosch destacou soluções para Indústria 4.0 na FIEE Smart Future

Por:      30/07/2019 

  • Expertise em Internet das Coisas (IoT), sensores, softwares e serviços
  • Conectividade torna produção fabril mais inteligente e eficiente
  • Nexeed: software com sistema modular de recursos para gestão de manufatura
  • Mais agilidade com o Data Collector, sistema MES para análise de dados e melhorias nas áreas de manufatura
  • Plataforma de comunicação interativa ActiveCockpit processa e apresenta dados em tempo real

A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, marcou presença na 30ª edição da FIEE Smart Future, feira de negócios da Indústria de Elétrica, Eletrônica, Automação, Conectividade e Energia do País, que aconteceu de 23 a 26 de julho no São Paulo Expo, em São Paulo. Localizada no Espaço de Conectividade do evento, a empresa apresentou soluções para a Indústria 4.0 que são pautadas em seu know-how em Internet das Coisas (IoT), conectividade, sensores, softwares e serviços desenvolvidos para atender as demandas de diferentes setores do mercado.

Os visitantes da FIEE Smart Future puderam conferir os principais benefícios das tecnologias integradas da Bosch – Nexeed, Data Collector e ActiveCockpit – que envolvem: ganho de produtividade, flexibilidade e transparência, além de confiabilidade de dados, precisão na análise de falhas técnicas, modernização das estruturas, otimização, padronização dos processos, rastreamento das operações, automatização dos fluxos de dados e redução dos gastos de manutenção.

Análise e gestão de dados em tempo real

Estabelecer conexão e interatividade entre o homem, a máquina e os processos é o papel da Indústria 4.0 para tornar a produção fabril mais inteligente, eficiente e adequada às exigências de mercados cada vez mais dinâmicos. Para isso, a Bosch desenvolveu o Nexeed – uma das soluções que estará em demonstração durante o evento.


Continua depois da publicidade


O Nexeed é um software para gestão de desempenho de linhas de produção que conta com diferentes recursos para monitoramento, rastreabilidade e controle de processos em tempo real e com reporte diário que resultam em mais produtividade, qualidade e agilidade para os negócios. Com foco na análise de grandes volumes de dados, esta solução tem como diferencial o fato de ser um sistema modular, o que permite adequar suas funções conforme a demanda de cada cliente, além de ter integração com sistemas ERP (Planejamento de Recursos Empresariais).

A solução possibilita o envio de alertas sobre o status de funcionamento de equipamentos ou de falhas sejam imediatamente enviados por SMS e/ou e-mail aos responsáveis para tomadas de decisões mais ágeis e assertivas. Na Bosch em Campinas, por exemplo, o Nexeed - graças a sua conectividade – possibilita a comunicação com outras localidades no exterior a fim de garantir o mesmo padrão de qualidade. A obtenção de dados estatísticos também é possível graças a possibilidade de integração com sistemas de terceiros.

Já o Data Collector é um sistema MES desenvolvido para auxiliar a análise de dados e melhorias nas áreas de manufatura com mais agilidade e foco na causa raiz de ocorrências em linhas de montagem graças as técnicas de MTM (método de medição de tempo). Dentre suas funções estão: visualização do status das linhas de produção e máquinas que são monitoradas em tempo real, emissão de relatórios automáticos, envio de e-mail e conexão com outros aplicativos que tenham código acessível. De fácil aplicação, esta solução pode ser customizada para diversas necessidades, tem modelos de relatórios compatíveis com os pacotes Office e é possível visualizá-la de qualquer dispositivo via Intranet ou Internet.

Outra solução que apresentada foi o ActiveCockpit, desenvolvido pela Bosch Rexroth. Trata-se de uma plataforma de comunicação interativa que processa e apresenta os dados da produção em tempo real, reunindo diversos tipos de informações para análise, como identificação imediata de problemas na linha de produção, bem como outras situações que contribuem para aumentar o nível de qualidade de produtos, a produtividade e a competitividade.

Mais informações: www.bosch.com.br e www.boschrexroth.com.br

Gostou? Então compartilhe: