por Luana Biral    |   26/07/2019

Privacidade nos hotéis com gerenciadores de Wi-Fi

Nos dias atuais, onde ficamos conectados praticamente o tempo todo, é necessária uma preocupação extra com a segurança na hora de usar a internet. Seja com conexões wi-fi das casas dos amigos, de aeroportos, shoppings e hotéis, todo cuidado é pouco para navegar sem problemas.

Falando mais especificamente de hotéis, estabelecimentos que, normalmente, têm um grande fluxo de pessoas e dispositivos, é preciso o dobro de atenção com a privacidade dos dados. Neste quesito, um gerenciador de wi-fi é fundamental para garantir a segurança sem comprometer o uso da internet de modo geral.

E quando falamos em um bom gerenciador de wi-fi, quais qualidades e benefícios devem ser inerentes desse sistema? Com a proposta de ser uma interface segura de pessoas com a rede mundial de computadores, vamos conhecer um pouco mais sobre os gerenciadores de wi-fi e as vantagens que eles trazem para os hóspedes dos hotéis.

Praticidade para uso

Um bom gerenciador de wi-fi precisa ser prático e descomplicado. Ele deve oferecer um modo simples de conexão, sem que muitas etapas para conectar qualquer dispositivo sejam necessárias, afinal, as pessoas querem sistemas que funcionem – e rápido!

Portanto, todo o processo de conexão do dispositivo precisa ser criado para oferecer a melhor usabilidade, sem exigir muito conhecimento técnico do usuário. Isso significa que, independente da sua "habilidade" em usar um dispositivo, o gerenciador de wifi tem que permitir o uso imediato da internet em poucos passos.

Segurança em primeiro lugar

Dispositivo conectado e pronto para navegação na rede mundial de computadores, agora é hora de pensar na segurança. Neste ponto, o gerenciador de wifi também precisa ser adequado para garantir a máxima segurança possível, já que locais com grande concentração de pessoas – e uma rede wifi disponível – normalmente são visados por hackers.


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Sendo assim, um bom gerenciador não pode, de modo algum, dar acesso para usuários não autorizados ou aos dispositivos de terceiros.

Privacidade como base

Além da segurança, que mencionamos acima, a privacidade em relação aos dados é outra questão inegociável. Todo o histórico de navegação, dados que transitam pela rede wi-fi e informações de qualquer tipo precisam estar seguras.

Normalmente, redes wi-fi modernas já vem com protocolos de segurança e criptografia estabelecidos, mas um bom gerenciador de wi-fi precisa adicionar uma camada extra de segurança nesse ponto. A preocupação precisa ser grande e constante, para evitar problemas como colocar em risco o trabalho de hóspedes ou do hotel em si.

Mas por que a privacidade importa?

Muitas pessoas, nos dias de hoje, não fazem ideia que a falta de privacidade é uma condição grave e que precisa ser combatida. E a privacidade não é questão de ter (ou não) algo a esconder: ela nos afeta de maneiras pouco imaginadas e que podem realmente ser prejudiciais.

Além do roubo de identidade, muito comum em locais públicos ou com alta rotatividade de pessoas, a manipulação de como interagimos com o mundo é uma situação comum quando a privacidade é comprometida.

Imagine que uma empresa qualquer tenha acesso não autorizado aos seus dados e, de posse dessas informações, utilize-as para obter algum tipo de vantagem comercial. Além de péssima sensação de se sentir invadido, o que seria normal nesse caso hipotético, também estaríamos sendo manipulados por terceiros, o que é igualmente ruim. 

Portanto, a privacidade nas redes de hotéis é tão importante e precisa ser levada a sério. E uma gestão de wi-fi completa precisa garantir que cada dispositivo estará seguro durante o uso.

Suporte permanente

Outra característica que define um excelente gerenciador de wi-fi é a questão do suporte, que precisa estar disponível para o hotel e para o hóspede, em alguns casos. Atualmente, como muitos negócios dependem da internet para existirem, é fundamental que a conexão seja estável e rápida. Em situações normais, essa deve ser a premissa de um bom serviço.

Mas, quando algum problema acontece – o que é plenamente possível, na verdade –, a resposta precisa ser rápida e eficiente. Um bom suporte precisa resolver o problema e oferecer uma situação viável para o usuário que, muitas vezes, não pode esperar tanto. Portanto, a capacidade de um time competente para resolver problemas é tão importante quanto os outros pontos apresentados anteriormente.

Por sinal, o serviço de help desk para empresas especializadas em gerenciamento de wi-fi, normalmente precisa ser interno e especializado. Nada de terceirização em uma área tão importante para o cliente.

Dashboards dos serviços

Com praticidade, segurança, privacidade e suporte em foco, agora é necessário operar o sistema e entender como tudo está funcionando em conjunto. Nesse ponto, pode haver um dashboard operado pelo hotel para permitir que ele faça o acompanhamento do serviço, além da identificação de pontos de melhoria para os hóspedes.

Além do monitoramento de uso das conexões, os dashboards podem permitir o oferecimento de serviços personalizados, como telas de boas-vindas, programas de fidelização e integração do hotel com seus clientes. Todo esse aprendizado é revertido em um serviço melhor, mais direcionado e, principalmente, que encanta os usuários.

E, nos dias de hoje, como uma experiência ruim pode se espalhar muito rápido, não podemos dar chance ao azar para perder clientes, certo? Como falamos anteriormente, com um mundo tão dependente da internet, uma simples falha na conexão pode gerar um ruído imenso na experiência da estadia. Então, certamente não vale a pena arriscar.

Referência em gerenciador de wi-fi

Com uma solução completa de gerenciador de wi-fi, a Nonius é especialista em fornecer os melhores serviços para redes de hotéis de diversas localidades ao redor do mundo. Oferecendo tecnologia de ponta, segura e que se preocupa de verdade com o usuário, a empresa trabalha para entregar a verdadeira qualidade que os clientes exigem.

Para isso, a empresa investe em manter um time altamente qualificado e que conheça as necessidades dos clientes, buscando personalizar soluções, adaptar demandas e inovar - sempre que possível.

Essa preocupação com a mais alta qualidade é o que torna a Nonius referência em tecnologia para pessoas e redes hoteleiras. Sempre com alto padrão de serviço, segurança e comodidade, para cada parte envolvida.

 
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
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