ABB lança motores elétricos à prova de explosão

Os novos motores IEC à prova de explosão em tamanhos menores, entregam segurança, confiabilidade e eficiência

Os novos motores IEC à prova de explosão da ABB em carcaças tamanho 80 – 132 oferecem os mesmos recursos de segurança e eficiência que são geralmente encontrados em produtos maiores. Esses motores são ideais para uso em ambientes perigosos e sujeitos a explosão, normalmente encontrados nas indústrias química, de mineração e de óleo e gás. 

Apesar de serem menores, os motores são suficientemente flexíveis para permitir que os clientes acrescentem recursos como sensores de vibração e de temperatura, que podem alertar operadores sobre problemas de desempenho. Isso garante que a manutenção ocorra de forma preditiva para prevenir paradas inesperadas. O tratamento avançado de superfície aplicado nos motores é capaz de torná-los resistentes às condições mais rigorosas, como, por exemplo, aqueles instalados em uma plataforma offshore.

“Com base no feedback do cliente, nós projetamos os menores motores à prova de explosão com as mesmas opções e recursos de segurança encontrados nos motores ABB à prova de explosão de tamanhos maiores”, diz Tom Eklöf, Gerente de Produto de Motores de baixa tensão IEC à prova de explosão da ABB. “Agora, nós podemos oferecer aos clientes uma variedade de motores IE3 de baixa tensão à prova de explosão que abrange tamanhos de 80 até 450, e que oferecem segurança, confiabilidade e longa vida operacional.”


Continua depois da publicidade


Os motores têm olhais de elevação que facilitam seu manuseio. A opção para inserir uma caixa de ligações auxiliar aumenta a segurança em aplicações onde sensores ou aquecedores anticondensação são necessários, porque mantêm as conexões auxiliares separadas da caixa terminal de suprimento do motor.

Os motores estão disponíveis em classes de eficiência IE2 e IE3. Eles são fornecidos com ATEX e certificação global IECEx, e são certificados para uso com inversores de frequência. Os motores estão disponíveis em versão de 2-8 polos, em todas as tensões convencionais, tanto para 50 e 60 Hz.

A ABB oferece uma variedade completa de motores padrão IE3 para áreas classificadas (Exdb, Ex db eb, Ex ec, Ex t), atendendo às necessidades de clientes em países onde esses tipos de motores são cobertos por leis de eficiência energética específicas.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder de tecnologia pioneira com uma oferta abrangente para indústrias digitais. Com um histórico de inovação de mais de 130 anos, a ABB é hoje líder em indústrias digitais com quatro negócios líderes globais focados no cliente: Eletrificação, Automação Industrial, Movimento e Robótica e Automação Discreta, suportados pela plataforma digital ABB Ability™. O negócio de Power Grids da ABB será desinvestido para a Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países e conta com cerca de 147.000 funcionários. www.abb.com.br




Comentários