Setor produtivo baiano se une pela competividade e geração de empregos

Durante lançamento da Mobilização pelo Emprego e Competitividade em Salvador (BA), representantes das entidades de comércio, serviços e indústria confirmaram esforços pela aprovação da Reforma Tributária e selaram apoio ao programa do Governo Federal, em parceria com o Sebrae

A Bahia foi o quarto estado a receber o Programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, iniciativa do Ministério da Economia, realizado em parceria pelo Sebrae, que tem como objetivo mapear os entraves que prejudicam o desenvolvimento econômico do país. No lançamento do evento, na quinta-feira (4) a união entre todas as instituições foi o principal tema abordado tanto pelas autoridades, quanto pelos representantes do setor produtivo. Além do programa, que já foi implantado em Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, também foi lançado o web aplicativo Mobiliza Brasil, canal pelo qual qualquer cidadão pode sugerir medidas para melhorar o ambiente de negócios.

“Esse é um grande momento do Brasil, para voltarmos a ter confiança em nós mesmo”, afirmou o presidente do Sebrae, Carlos Melles, acentuando que o programa dá os primeiros passos para a geração de emprego e renda. Melles citou alguns avanços, entre eles, o Inova Simples e a Empresa Simples de Crédito (ESC), que já conta com mais de 100 empresas criadas em favor da democratização do acesso ao crédito. “A ESC foi uma conquista formidável”, ressaltou o presidente do Sebrae, lembrando que hoje a instituição está aliada ao Sistema “S” na proposta de aumentar a produtividade e competitividade, por sua capilaridade e credibilidade. Ele ainda pediu união entre as instituições para melhorar a economia do país. “É o momento de acreditar”.

Segundo Carlos Da Costa, secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, o momento é de criar pontes e diálogos entre as instituições e poderes para fazer as reformas que o país necessita, como a tributária e da previdência. “É bom que haja divergências para que possamos fazer uma proposta melhor”, afirmou Carlos Da Costa. O secretário também destacou o Simplifica, programa que tem como finalidade remover obstáculos à competitividade e produtividade. Ele pediu apoio às demais esferas do poder Executivo, explicando que muitas medidas também devem ser adotadas pelos estados e municípios, além das micro e pequenas empresas. “Precisamos de uma grande união para destravar o país”, ressaltou o secretário do Ministério da Economia.


Continua depois da publicidade


O secretário de Fazendo da Bahia, Manoel Vitorino, afirmou que o programa pode unir todos os setores da sociedade pela melhoria da economia do país. “Estamos à disposição para ajudar e juntar as pessoas certas pois nossos propósitos são os mesmos”, ressaltou o secretário. O mesmo discurso foi adotado pelo presidente da Federação do Comércio da Bahia (Fecomércio), Carlos Andrade, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado. “Defendemos a desburocratização e o fim dos obstáculos que dificultam a vida do comércio”, disse Andrade, destacando que a entidade que será uma das propagadoras do App Mobiliza Brasil. 

Na abertura do evento, o presidente da Federação da Indústria do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, também pregou a colaboração entre todos os setores para alavancar a economia. “Com nossas afinidades, poderemos construir algo duradouro não só coma Bahia, mas também para todo o Brasil”, afirmou Alban. “O grande desafio é juntar todas as forças para podermos nos sintonizar e precisamos estar sempre ombreados”, acrescentou o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Afonso Ferreira. “Por mais que  o governo possa fazer, vai ser diferente se tivermos apoio das lideranças municipais, onde as ações serão mais disseminadas”, observou o diretor superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury.

A programação na Bahia contou com café da manhã entre o presidente do Sebrae, Carlos Melles, e o secretário do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, com empresários e representantes do setor produtivo. Eles também visitaram as instalações do Senai/Cimatec e da empresa Bomix. À tarde, as autoridades conheceram a Candyall/ Pracatum, no bairro do Candeal, onde são desenvolvidos projetos sociais pelo músico e presidente da Associação Pracatum, Carlinhos Brown, com apoio do Sebrae.