Indústria brasileira de máquinas e equipamentos cresceu 6% no primeiro trimestre

ABIMAQ divulgou os dados em primeira mão na abertura da Expomafe 2019, que vai até sábado (11) no São Paulo Expo.

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) divulgou os dados conjunturais do setor, tendo como base o primeiro trimestre do ano, no primeiro dia da EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que vai até o dia 11, no São Paulo Expo. Na ocasião, João Carlos Marchesan, presidente do Conselho da entidade, destacou que “o setor tem urgência para crescer”.

De acordo com o dirigente, no mês de março a receita líquida de máquinas e equipamentos se manteve estável em relação a fevereiro, ao passo que, no trimestre, o desempenho foi positivo, com 6% a mais. Segundo a ABIMAQ, o protagonista foi o mercado doméstico (+18%), cujas vendas ganharam participação no consumo aparente nacional. Para a entidade, o que se espera é que o setor atinja um faturamento acima do observado em 2018, embora as taxas de crescimento, provavelmente, serão menores.

A associação revelou que, em março deste ano, o setor registrou resultado positivo nas exportações em relação ao mês anterior, com 27,2%, e ante ao mesmo mês do ano passado, com 0,6%. A taxa de queda recuou e o resultado do trimestre passou de -17,7% para -11,7%.

Entre os setores estrangeiros que mais compraram máquinas e equipamentos nacionais, estão o de máquinas de logística e construção civil, com 57,2%, com destaque para o aumento nas vendas de máquinas rodoviárias (69%). Os componentes para a indústria de bens de capital também marcaram presença (42,8%), pontuando o aumento das vendas de válvulas industriais (141%). Os produtos brasileiros foram destinados, por ordem de classificação, para os Estados Unidos, Europa e América Latina.

Já as importações cresceram 12,2% em março sobre o mês anterior e recuperou parte da queda observada em fevereiro. Na comparação interanual, o resultado foi de 1,9% a menos, indicando, conforme a ABIMAQ, que a demanda interna por produtos importados continua abaixo do esperado. A China segue como a principal fornecedora de máquinas e equipamentos para o mercado brasileiro.


Continua depois da publicidade


Por sua vez, o nível de utilização da capacidade instalada (NUCI), ao longo do primeiro trimestre do ano, ficou em 0,4% acima do que foi registrado na mesma época do ano passado. E a taxa de emprego oferecida pelo setor de máquinas e equipamentos ficou em 300 mil postos de trabalho em 2018, apresentando uma melhora de 0,2% em março deste ano. A ABIMAQ ressalta que a expectativa para 2019 é, inclusive, a manutenção dessas taxas de crescimento.

EXPOMAFE 2019, 7 a 11 de maio, no São Paulo Expo, se tornou a principal feira do segmento na América Latina já em sua segunda edição. O evento apresenta as últimas inovações de mais de 750 marcas nacionais e internacionais em acessórios (dispositivos e componentes), controle de qualidade integrado à fabricação e medição, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, válvulas, bombas e compressores, equipamentos para movimentação e armazenagem, ferramentas manuais e de corte, máquinas e equipamentos para o setor metal mecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressão 3D.

São esperados mais de 55 mil visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países; entre eles, compradores, engenheiros, técnicos, executivos e coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do setor metal mecânico, técnicos em logística, fabricantes de máquinas e equipamentos e demais profissionais das áreas de engenharia, industrial, manutenção, produção, qualidade e manufatura

REALIZAÇÃO

ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa mais de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions, divisão de exposições globais da Informa PLC, permite que as comunidades em todo o mundo se engajem, experimentem e façam negócios, fornecendo-lhes plataformas poderosas para se conectarem a regiões-chave e mercados verticais. O conhecimento do setor, aliado a uma abordagem inovadora e centrada no cliente, oferece aos clientes e parceiros da Informa Exhibitions a oportunidade de criar vantagens comerciais e acessar os mercados, tanto digital quanto presencial, 365 dias por ano.

Sobre a Informa PLC

A Informa PLC é um grupo líder internacional de serviços de informações entre empresas que opera em mais de 30 países. Nós criamos feiras lideradas por transações e eventos baseados em conteúdo, dados de especialistas, produtos de serviços de inteligência e marketing, bem como pesquisas acadêmicas e conteúdo acadêmico especialista orientado por referências. Nossos produtos e serviços ajudam empresas e profissionais a se conectar, aprender, fazer negócio e conquistar uma vantagem sobre a concorrência. A Informa é cotada na Bolsa de Valores de Londres e é membro do FTSE 100.

EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial

Data: 7 a 11 de maio de 2019

Horário: Das 10h às 19h (dia 11, das 9h às 17h)

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio oficial: Romi

Expositores: mais de 750 marcas nacionais e internacionais

Setores: acessórios (dispositivos e componentes), controle de qualidade integrado à fabricação e medição, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, válvulas, bombas e compressores, equipamentos para movimentação e armazenagem, ferramentas manuais e de corte, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D

Público: mais de 55 mil compradores e visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países

Entrada: profissionais do setor, mediante credenciamento gratuito no local ou pelo site https://www.expomafe.com.br/pt/credenciamento.html

Mídias Sociais: facebook.com/expomafe / Linkedin: company/expomafe