Indústria 4.0 é tema do Prêmio Mercosul de C&T

Prêmio visa reconhecer trabalhos com potencial de contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros

Por: Minas Faz Ciência      10/02/2019 

A Indústria 4.0, também conhecida como manufatura avançada ou indústria inteligente configura-se como importante mudança de paradigma em relação à maneira como as fábricas operam.

Nessa visão de futuro, ocorre uma completa descentralização do controle dos processos produtivos e uma proliferação de dispositivos inteligentes interconectados ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

O nome Indústria 4.0 refere-se à 4ª revolução industrial, caracterizada pela integração e o controle remotos da produção, a partir de sensores e equipamentos conectados em rede, associados a sistemas ciberfísicos, dados e serviços inteligentes de internet.

É entendida como o futuro da produção, dentro de um esforço para revitalização das empresas e pela busca de liderança tecnológica em mercados globais cada vez mais competitivos.

Tal instigante área é o tema do Prêmio Mercosul de Ciência & Tecnologia, que está com inscrições abertas até 31 de maio de 2019.

Podem participar estudantes e pesquisadores residentes nos países membros ou associados ao Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

A inscrição individual ou em equipe deve ser feita no endereço: www.premiomercosul.cnpq.br em uma das cinco categorias:

A premiação consiste em quantias em dinheiro para os agraciados com o primeiro lugar em cada categoria, variando de US$ 2.000,00 (para a categoria Iniciação Científica) a US$ 10.000,00 (para a modalidade Integração).

Os vencedores também recebem, cada um, um troféu. Os contemplados com Menção Honrosa recebem placas. Todos os trabalhos premiados são publicados em livro.


Continua depois da publicidade


Temáticas e linhas de pesquisa

Os trabalhos submetidos ao Prêmio devem abordar uma ou mais das seguintes linhas de pesquisa:

1. Inovação, tecnologias disruptivas e novos modelos de negócio

* Uso de tecnologias disruptivas para impulsionar as organizações, aumentar a produtividade e inserir a inovação nas etapas do processo produtivo.
* Novos modelos de negócios impulsionados pelas transformações causadas nos processos industriais

2.  Agricultura 4.0

* Utilização de novas tecnologias para contribuir para a produção e industrialização de produtos agrícolas.
* Utilização da Agricultura 4.0 (TICs e novas tecnologias digitais) para elevar os índices de produtividade, da eficiência do uso de insumos, da redução dos custos com mão-de-obra, melhoria da qualidade do trabalho e segurança dos trabalhadores, e a redução dos impactos ao meio ambiente.

3. Manufatura Avançada e futuro do trabalho

* Impactos da Indústria 4.0 na sociedade e nos modelos tradicionais de trabalho
* Como as novas tecnologias mudam o cenário de trabalho e as competências e habilidades necessárias para o trabalho.

Clique aqui e acesse o regulamento completo.

 

Gostou? Então compartilhe: