Logomarca Indústria 4.0

ABB contribui para expandir conhecimento em robótica e automação digital no Brasil

Investimento de R$ 1 milhão no Centro de Treinamento de Robótica, na fábrica de Guarulhos (SP), deve triplicar o número de profissionais treinados em tecnologias avançadas de automação

Por: Assessoria de Imprensa      08/12/2018 

Pioneira em tecnologias digitais e de automação, a ABB anuncia hoje o investimento de R$ 1 milhão para a expansão do Centro de Treinamento de Robótica (CTR), localizado no complexo industrial da companhia em Guarulhos (SP).

O espaço foi criado para fornecer experiências de treinamento prático em soluções avançadas de automação robótica para a crescente base industrial brasileira. O Centro de Treinamento de Robótica (CTR) da ABB irá unir a robótica colaborativa de última geração às mais recentes inovações em tecnologia, consolidando-se como um importante centro de treinamento na América Latina.

Com o avanço da indústria 4.0 no Brasil e no mundo há um considerável ganho em produtividade. A partir das novas tecnologias digitais, por exemplo, os sistemas de robôs industriais modernos não precisam ser desligados para programação ou otimização, e os engenheiros podem realizar simulações com ferramentas de programação offline, usando o mesmo software que executa os robôs na produção.

Para tornar esse cenário ainda mais promissor, é fundamental que exista capacitação direcionada aos profissionais especialistas dessa área de atuação, como os roboticistas, engenheiros, programadores e técnicos – talentos com habilidades ainda raras no mercado nacional.

A dinâmica do atual mercado consumidor e a maneira como isso reflete na indústria requer maior agilidade em processos e na fabricação automatizada. Há uma crescente demanda por volumes superiores de produto, ciclos de vida mais curtos, prazos de entrega menores e uma tendência crescente para personalizar produtos. O mercado automotivo é o maior consumidor de robôs no Brasil, cerca de 70% das unidades são para este mercado.

Com a expansão, a ABB tornará o Centro de Treinamento de Robótica (CTR) um local estratégico para o ensino e a capacitação dos profissionais que vão atuar diretamente no mercado de automação e robótica colaborativa. Este é um dos caminhos para o país fortalecer sua atuação no mercado local e se tornar mais competitivo globalmente.


Continua depois da publicidade


De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil, menos de 5% das empresas do país se enquadram no conceito da Indústria 4.0. A ABB é signatária da Aliança Brasil 4.0, um pacto público entre empresas do setor industrial e de tecnologia que tem por finalidade ampliar a digitalização no país. O objetivo é que a digitalização entregue produtividade, redução de custos operacionais e segurança para trabalhadores e processos.

O Centro de Treinamento de Robótica (CTR) recebe, em média, 500 alunos por ano, incluindo estudantes de engenharia e profissionais das indústrias automotiva, de alimentos e bebidas, papel e celulose e metais. A ABB espera triplicar o número de profissionais treinados no próximo ano. Os cursos ministrados misturam prática e teoria, desde introdução básica de robótica a tecnologias digitais avançadas, como simulação virtual.

O local também treinará pessoas para soluções de automação colaborativa, nas quais humanos e robôs trabalham juntos e até compartilham tarefas. Isso aumenta a flexibilidade para ajudar as fábricas a incorporar mudanças de customização em massa de produtos em muitas indústrias.

O investimento reforça o compromisso da ABB em apoiar as necessidades da indústria, de eletrificação, transporte e infraestrutura do Brasil, especialmente os avanços em tecnologias digitais. "A manufatura está ficando cada vez mais digital. No Brasil, precisamos desenvolver uma base de talentos com habilidades tradicionais de automação robótica, bem como a capacidade de trabalhar com tecnologias digitais avançadas e inteligência artificial", disse Julio Roggero, Head da divisão Robotics and Motion da ABB no Brasil.

O investimento da companhia inclui a reforma e a expansão das instalações do centro, a criação de um novo espaço para colaboração e networking entre os alunos, bem como novos robôs, equipamentos de última geração e treinamento para os instrutores.

Serviço - Cursos de Robótica na ABB

Cursos oferecidos: operação, programação e comissionamento, manutenção elétrica, manutenção mecânica, processos e outros.

Local: Centro de Treinamento de Robótica - ABB Guarulhos - São Paulo

Contato: Ricardo Santos (ricardo.santos@br.abb.com)

Gostou? Então compartilhe: