Logomarca Indústria 4.0

Encontro internacional sobre cocriação revela soluções para o futuro do IoT

Por: Terra      21/11/2018 

Não sobram dúvidas que a Internet das Coisas é uma das maiores responsáveis pela inserção das indústrias na Quarta Revolução Industrial. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria 4.0 é o foco de 48% das empresas brasileiras em 2018. Esse foco é incentivado por outros órgãos nacionais como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) irão aportar R$15 milhões para as empresas experimentarem o uso da internet das coisas e entrarem de vez na Indústria 4.0.

Como um meio de aproximar ainda mais o Brasil do futuro e demonstrar aos brasileiros como o mundo está lidando com a indústria 4.0, foi realizada a primeira edição do Advantech IoT Co-Creation Summit. Esse evento internacional que ocorreu entre os dias 1 e 2 de novembro em Suzhou, na China, demonstrou, para mais de 5500 convidados, inovações e tendências do cenário tecnológico global. O evento foi responsável pela introdução da Advantech no próximo estágio do IoT, graças ao lançamento do WISE-PaaS 3.0, uma plataforma em nuvem que conecta a cadeia IoT inteira, incluindo serviços como sensores, conectividade, computação Edge, SRPs e serviços de nuvem, através de soluções cocriadas e oferecidas globalmente pela Advantech em seu Marketplace Industrial.

Foram anunciados 32 SRPs, que são pacotes de soluções Advantech cocriados com parceiros de variados setores, que habilitam aplicações na indústria, energia e meio ambiente, hospitais, varejo, logística e cidades inteligentes. Segundo KC Liu, CEO e fundador da Advantech, que abriu o evento no primeiro dia, a chave do sucesso das SRPs está na colaboração e integração entre o fornecedor de tecnologia de plataforma e os profissionais da indústria, que padronizam a junção de hardware com software, além dos integradores de sistema que são responsáveis por instalá-las no local do usuário e realizar a manutenção subsequente.


Continua depois da publicidade


Incentivar essa cadeia colaborativa e a demonstração das soluções cocriadas foi o objetivo central do evento, e com o crescimento exponencial do IoT e a chegada das SRPs ao Brasil, os brasileiros que tiveram a oportunidade de entrar em contato com elas antecipadamente, sairão na frente dos demais dentro do mercado brasileiro do futuro.

 

Gostou? Então compartilhe: