Logomarca Indústria 4.0

Desenvolvimento Acelerado de Produtos na Indústria 4.0 – Parte 1

Para acelerar a inovação e acompanhar o ritmo das mudanças, os setores de P&D das empresas podem (e devem) usar recursos da 4° revolução industrial para projeto de produtos.

Por: André Caravaca      29/10/2018

Para acelerar a inovação e acompanhar o ritmo das mudanças, os setores de P&D das empresas podem (e devem) usar recursos da 4° revolução industrial para projeto de produtos. Se por um lado o produto físico é importante, por outro, as novas tecnologias digitais são fundamentais. A indústria 4.0 abre a oportunidade não só para tornar a indústria mais flexível e conectada, como também para complementar produto com serviços anteriormente desconhecidos.

As demandas se tornaram voláteis e os movimentos do mercado imprevisíveis, ocasionados pelo surgimento de tecnologias disrruptivas, em rápida mutação. Os setores de pesquisa e desenvolvimento das empresas estão sob intensa pressão para se adaptarem, sendo solicitados a criar produtos e serviços inovadores e conectados - fundamentais para o crescimento orgânico - e também para proporcionar a criação de modelos de negócios que combinem o mundo físico e o digital, capazes de competir em novos mercados.

Mas com uma ampla gama de tecnologias e métodos para escolher, por onde começar a acelerar e melhorar o desenvolvimento de produtos? Como projetar os produtos de amanhã hoje?

Norteados pela nossa experiência de mais de 17 anos de mercado, em auxiliar os clientes a atualizar suas práticas de desenvolvimento de produtos, apresentaremos abaixo uma das soluções que se destacam na indústria 4.0 por seus benefícios substanciais. 

Gêmeos Digitais

Para acompanhar de perto as experiências dos clientes e o desempenho continuo dos produtos, muitas empresas desenvolveram mecanismos sofisticados para coletar dados sobre os produtos que venderam.

Os sensores incorporados em equipamentos físicos, por exemplo, podem revelar muito mais do que as empresas imaginavam sobre o desempenho de seus equipamentos no mundo real.

Porém, quando as empresas precisam enviar atualizações para seus produtos, elas encontram dificuldades de garantir que cada atualização funcione bem em todas as versões de um equipamento.


Continua depois da publicidade


Para facilitar essa tarefa, a indústria utiliza os chamados "gêmeos digitais", que são modelos virtuais de produtos físicos ou processos industriais combinados com uma plataforma de software, que aprendem e fornecem dados continuamente para simulação e análise, que são utilizadas pelos engenheiros para orientar o desenvolvimento de novos produtos, bem como orientar atualizações que corrigem falhas em produtos existentes ou adicionam recursos, como por exemplo, de estoque, capacidade fabril, tempos de ciclo produtivo e entrega em tempo real na planta fabril.

O gêmeo digital permite perspectivas muito diferentes sobre sua contraparte física e está em constante interação com ele. Todos os estágios do ciclo de vida são registrados e analisados desde o projeto e desenvolvimento de um ítem, processos de produção, logística e, finalmente, operação. Observações e dados de sensores fluem de volta para o gêmeo em tempo real e podem ser usados ​​para otimização permanente e para atualizações contínuas.

Essas percepções podem levar as empresas a avanços acelerados no design de novos produtos, bem como a reduções significativas no tempo e nas despesas associadas a atividades como a manutenção, o recall de produtos, o cumprimento de requisitos regulatórios e a reformulação dos processos de fabricação.

 

 

No próximo artigo dessa série sobre desenvolvimento acelerado de produtos na indústria 4.0, abordaremos outra importante solução.

Até breve!

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

André Caravaca

Desenhista Industrial, com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de produtos para as mais diversas áreas da industria, como metal-mecânica, médico-hospitalar, IoT, naval, agronegócios, TI, impressão 3D, sócio da Paxer, empresa que presta serviços de design e engenharia de produtos desde 2001.

logo Vertical da Manufatura ACATE