Logomarca Indústria 4.0

Saiba onde monitorar a vibração e quais as vantagens desse processo

Quando se apresenta uma tecnologia inovadora para monitorar a vibração em componentes industriais e realizar a análise espectral, nada melhor do que falar da experiência de campo, concorda? Neste texto, você vai conhecer como são as aplicações da solução DynaPredict de monitoramento contínuo da condição de ativos industriais. Confira!

Por: Clara Rejane Scholles      24/10/2018

A vibração é uma característica presente em praticamente todas as máquinas industriais. Ela não deve ser vista, necessariamente, como algo indesejável, já que as máquinas possuem movimentos oscilatórios que fazem parte de seu funcionamento normal. Inclusive, as vibrações padrão permitem a impressão reconfortante de que as máquinas estão “vivas”, ou seja, funcionando.

 

 

O problema surge quando a vibração oscila além dos níveis normais, o que pode indicar um desgaste natural de algum componente ou ainda problemas que requerem uma ação imediata de manutenção, como: desbalanceamento, desalinhamento, folga, rolamento deteriorado, entre outros.

Um colaborador treinado, com anos de experiência, pode ser capaz de detectar certas anomalias na vibração de um equipamento. No entanto, seus sentidos humanos não são suficientemente sensíveis para discernir entre os níveis e frequências vibracionais de cada componente, a fim de identificar o foco de uma falha, por exemplo.

Por isso, é necessário o uso de técnicas mais avançadas e aguçadas para medir e analisar as vibrações. Com o emprego de sensores de vibração é possível detectar amplitudes e frequências de uma maneira mais eficiente, por meio da identificação de anomalias no comportamento das máquinas e do apontamento de quais componentes são fontes dessas irregularidades.

Mas quais máquinas podem ser monitoradas? Em quais delas o parâmetro de vibração é relevante?

Aplicações de medidores de vibração sem fio

Existem algumas opções de medidores de vibração no mercado. Algumas são mais específicas para motores e bombas, e outras, como o DynaPredict, são voltadas para o uso geral.


Continua depois da publicidade


Abaixo citamos algumas das principais aplicações do DynaPredict que já são utilizadas ou que têm potencial de uso:

Máquinas industriais de maneira geral - O monitoramento da vibração por medidores e analisadores sem fio pode ser útil em uma grande variedade de máquinas industriais, como motores, compressores, ventiladores, bombas, turbinas, motores spindle, entre outros. Além disso, o monitoramento pode ser feito nos mais diversos setores industriais, com destaque para as indústrias de papel e celulose, de plástico, siderúrgicas, moveleiras, automotivas e para a agroindústria.

Essas máquinas geralmente possuem mais de um ponto a monitorar, sendo possível instalar os medidores de vibração em mancais de rolamento, caixa de engrenagens e extremidades de eixos, por exemplo. O número de medidores dependerá da complexidade e tamanho da máquina, além do nível de monitoramento desejado pelo cliente.

Outro fator a ser considerado é a alta frequência de pontos de difícil acesso a serem monitorados e a considerável periculosidade da manutenção, o que favorece o uso de dispositivos que permitam a coleta de dados de maneira remota. Ou seja, os medidores de vibração sem fio podem ser úteis não apenas na detecção de falhas, mas também no aumento dos níveis de segurança no chão de fábrica, inclusive na adequação à NR12.

Correias transportadoras - Essenciais para a agilidade na movimentação de cargas, as esteiras transportadoras estão presentes nos mais diversos segmentos e processos industriais.

O equipamento – que consiste em duas ou mais polias que movimentam uma superfície em que determinados materiais ou objetos são transportados – é comumente usado na mineração, na construção civil e até mesmo no setor de grãos e transporte de materiais diversos, como em portos, entre células de produção e outros.

O monitoramento contínuo de componentes-chave, como mancais de rolamento e roletes, ou partes de difícil acesso (em altura, por exemplo)  pode ajudar a equipe de manutenção a garantir uma alta taxa de disponibilidade desses equipamentos, evitando perdas com paradas no transporte e com os perigosos incêndios.

Transformadores - Vitais no sistema de distribuição de energia elétrica, e geralmente de custo elevado, são equipamentos utilizados na transformação de valores de tensão e corrente elétrica.

Falhas nesses equipamentos implicam em altos custos de reparo e interrupções na distribuição, o que por sua vez, pode acarretar em multas para as concessionárias e perda de credibilidade junto aos clientes.

Por isso, as técnicas de monitoramento e diagnóstico de transformadores de potência aumentaram consideravelmente sua popularidade nos últimos anos. Entre essas técnicas se encontram, justamente, a análise de vibração e de ruídos.

Torres de resfriamento - A torre de resfriamento é um sistema que faz uso de processos de evaporação e transferência de calor para resfriar um fluido, geralmente água. São equipamentos comumente encontrados em usinas de energia, petrolíferas, indústrias químicas, entre outras.

Dentre os vários componentes envolvidos na operação dessas torres podemos citar ventiladores, motores, redutores e eixos de transmissão. Quando elas estão em funcionamento, a maioria de seus componentes fica inacessível para a checagem de possíveis defeitos, o que pode ser um problema durante longos períodos de operação. Além disso, a manutenção normalmente precisa ser realizada por uma equipe especializada e devidamente equipada.

Essas razões, aliadas ao fato de que falhas podem causar não apenas paradas e perdas financeiras, mas também desastres ambientais e de segurança, fazem com que o monitoramento da vibração por medidores sem fio seja um importante aliado na manutenção desses equipamentos.

 

Por ora, essas são as aplicações mais comuns que encontramos. Entretanto, sabemos que há um universo de outras aplicações. Você lembra de mais alguma?  Que tal nos contar a sua experiência no monitoramento e análise de vibração?

 

 

 

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Clara Rejane Scholles

Diretora Comercial - Dynamox Soluções Criativas Ltda

Dynamox S.A
logo Vertical da Manufatura ACATE