Logomarca Indústria 4.0

Metal Mineração recebe lançamentos e tecnologias inovadoras para modernizar parques fabris do sul catarinense

Feira e Congresso Nacional para a Indústria Metalmecânica e Mineração, acontece de 19 a22 de junho, em Criciúma - SC.

Por: Assessoria de Imprensa Messe Brasil      19/06/2018 

Criciúma, junho de 2018 – Lançamentos focados na automatização de processos e modernização dos parques fabris para a indústria 4.0 são os principais destaques da Metal Mineração 2018 – Feira e Congresso Nacional para a Indústria Metalmecânica e Mineração, que acontece de 19 a 22 de junho, no Pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma, SC. Além da exposição de máquinas, equipamentos, soluções e serviços para o segmento, em ambiente apropriado para realizar negócios, o público tem a oportunidade de participar de um congresso técnico. O evento é organizado pela Messe Brasil com a realização do Sindimetal – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Extremo Sul Catarinense – e do Simec – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Caravaggio.

A feira reúne 60 expositores com diversificadas soluções para a indústria, com tecnologias desenvolvidas no Brasil e de marcas internacionais, por meio de suas representadas brasileiras. “Nossa preocupação foi reunir tecnologia de ponta nesse evento e o acesso das empresas locais às inovações da indústria 4.0, que promete ser a próxima grande revolução industrial”, comenta Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil. A feira abre dia 19 de junho, às 16h, com cerimonial de abertura com a presença de autoridades e convidados.

Congresso Técnico da Metal Mineração destaca inovações e tecnologias para a indústria 4.0

Evento tem entrada franca e é destinado para estudantes e profissionais do setor

A Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), em parceria com a Messe Brasil, organizadora da feira Metal Mineração, realiza o Congresso Técnico do setor, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma/SC. Serão seis palestras com foco em inovações e tecnologias para a indústria 4.0, de 19 a 21 de junho, direcionadas a profissionais e estudantes dos segmentos metalmecânico e mineração.


Continua depois da publicidade


O congresso abre dia 19, às 19h30, com a palestra “Aço inox: solução para problemas de desgaste e corrosão”, com Wilian da Silva Labiapari, pesquisador da Aperam South America. Às 21h, Rovane Marcos de França, engenheiro da Vecto GEO4D, apresenta o tema “Modernas técnicas de As built para a indústria e mineração”.

Dia 20, às 19h30, o tema será “Indústria 4.0 (IIOT)”, com Cláudio Franzoi, engenheiro da Simens. À 21h o tema “Contaminação de sistemas hidráulicos” será apresentado por Everton Zanatta, engenheiro da Tecdráulica.

Dia 21, às 19 horas, a programação abre com a palestra “Técnicas de fundição e inovação no processo de moldagem e fundição, com Emerson Maximiano Gonçalves, engenheiro da Fundição SpilRod. O congresso encerra com apresentação “Tendências e inovações em desmonte de rochas”, com Ana Paula Fonseca, engenheira de minas da área de atendimento técnico da Enaex/Britanite.

Informações adicionais estão disponíveis no site www.metalmineracao.com.br/congresso.

Inovações em produtos e serviços

O destaque da Acriflex é o acoplamento AE-A em PU bipartido com e sem espaçador e acoplamentos de engrenagem G, única produtora nacional dessa linha. A solução traz uma série de vantagens como a elevada flexibilidade do elemento de poliuretano que gera proteção ao equipamento por meio da absorção de choques e compensação de desalinhamentos. Apresenta várias configurações de posição de montagem dos cubos, ajustando-se com maior facilidade na maioria das distâncias entre os eixos. O fato de não haver contato entre os cubos metálicos aumenta a segurança em relação aos riscos de incêndio. Não há necessidade de lubrificação e a montagem e desmontagem é fácil, sem necessidade de mover os equipamentos acoplados. Por reduzir as vibrações e ruídos, aumenta a vida útil do equipamento.

As condições severas de funcionamento de máquinas e equipamentos nas rotinas de mineração impõem grandes desafios de operação e manutenção para as empresas do setor. A Aperam South America, produtora integrada de aço inox, líder na América Latina, investe no desenvolvimento de novas soluções em aço inox para a mineração. “O aço inoxidável obtém ótima performance na mineração, em especial em ambientes com água ou umidade, onde os processos de desgaste por corrosão e abrasão atuam em conjunto. As soluções garantem maior durabilidade e menores custos de manutenção”, diz Roberto Guida, gerente executivo de  Marketing e Desenvolvimento de Mercado da Aperam South America. Como parte de um programa permanente de inovação, a empresa investigou o desempenho do aço inox em comparação com materiais tradicionais usados em equipamentos nas atividades minerárias. Em um projeto piloto com um grupo que possui forte presença no leste de Minas Gerais no fornecimento de extração e fornecimento de minerais para indústrias, além de agregados, concretos e argamassas industrializadas, a Aperam realizou testes de aplicações do inox em processos com alta umidade e abrasão, desde 2016. “O inox teve excelente performance, sem desgaste nem perda de espessura”, afirma o executivo da Aperam.

A Astec Compressores aproveita para fortalecer a sua presença no mercado e divulgar a especialidade em fornecer produtos e serviços em ar comprimido. A empresa dispõe de linhas completas de compressores pistão, compressores parafuso, secadores, lavadoras industriais e redes de ar. Atua com grandes marcas que fabricam essas soluções como Pressure Compressores, Kärcher, TopFusión Tubos e Conexões, Equipamentos Hidromar e Puma Brasil. Um importante diferencial da Astec é o atendimento de assistência técnica 24 horas, além do fornecimento de peças originais, equipe técnica qualificada e aptos para executar os serviços de manutenção com garantia. A empresa dispõe de estoque de peças básicas para manutenção e compressores para empréstimo ou locação.

A Belton leva para a feira o Booster AR AR, desenvolvido para atender a necessidade de processos que requerem uma pressão de trabalho superior a oferecida pelo ar comprimido da rede. Com essa solução é possível aplicar a força extra somente no ciclo requerido, evitando perdas e ou consumo desnecessário. Com a solução a segurança da máquina, a instalação e a manutenção são simplificadas exigindo menos componentes. Os produtos Belton são todos de fabricação nacional e 100% confeccionados com matéria-prima recicláveis. A empresa é especializada na fabricação de soluções padrão de fácil aplicação e opções customizadas para necessidades específicas dos clientes para automação industrial com o uso de ar comprimidos. Conta ainda com uma ampla linha de equipamentos hidropneumáticos.

Alta tecnologia italiana em suportes, cabeçotes, pastilhas de widia, brocas, machos, fresas, mandris, alargadores entre outras ferramentas estarão no estande da BFT. A empresa comercializa linha completa de ferramentas necessárias para os processos de usinagem e está presente em todo o território brasileiro. Para o mercado automotivo fornece machos para usinagem com alta velocidade de corte e alta performance. A BFT BURZONI está presente no Brasil desde 1997. Com uma sólida parceria com a  BFT BURZONI SRL, é distribuidor exclusivo no Brasil da conceituada marca Italiana.

Entre as novidades da Duplação a ampliação da parceria com a Graco e disponibilização da linha industrial IPD (Industrial Product Division) para o Brasil. Além de dispor de linhas de bomba de duplo diafragma para processos e sanitária, inclui toda a linha de pintura e acabamento para a indústria. A linha completa está disponível no site da Graco. As soluções de acabamento abrangem todos os tipos de materiais como madeira, metal e plástico. Os aplicadores, bombas, pacotes e equipamentos de múltiplos componentes melhoram a produtividade, reduzem custos de uso de tinta e diminuem as emissões e proporcionam melhores acabamentos.

Com produtos e serviços destinados à produção industrial em diversos segmentos, o Grupo World participará pela terceira vez da feira, com as empresas World Jet e World Service. O destaque dessa edição são as inovações em impressão de etiquetas, embalagens, marcação e codificação industrial. Apresenta máquinas e peças de reposição oferecidas pelas empresas do grupo, cerca de 95% delas importadas de países da Europa e Coreia do Sul. O espaço também mostrará os serviços de manutenção elétrica e eletrônica que a World Service presta para a indústria cerâmica.

Oferecer a quantidade certa de produtos conforme a necessidade do cliente, para evitar desperdícios e custos desnecessários e aumentar a produtividade do cliente, são diferenciais da Inox do Brasil. As opções em chapas incluem diferentes tamanhos e espessuras para aplicações variadas. As barras podem ser solicitadas em formatos redondos, quadrados, sextavados e retangulares. Os tubos estão disponíveis em formatos OD, quadrados, retangulares e Schedule. As conexões podem ser roscadas ou soldáveis, com os mais variados diâmetros. Os acessórios foram desenvolvidos para facilitar o trabalho dos clientes na criação e montagem de peças. Além dos produtos dispõe de serviços de corte sob medida e peças especiais para atender as necessidades específicas.

A Karel, tradicional fornecedora de produtos e serviços para hidráulica e pneumática, lança a ampliação de sua atuação para fornecimento de peças para bombas de pistão e serviços de recuperação. A empresa é especializada em projetos, montagem, instalação e manutenção de sistemas hidráulicos e pneumáticos, utilizados nas indústrias dos mais diferentes segmentos. A linha de produtos de pneumática contempla acessórios, cilindros e válvulas. A linha de hidráulica conta com comandos manuais, bombas, cilindros, válvulas, unidades e acessórios. Oferece serviços de manutenção externa e recuperação de peças e equipamentos hidráulicos e pneumáticos, além de fornecer vedações especiais.

Dedicada ao desenvolvimento, fabricação e recuperação de moldes para as indústrias cerâmicas, a Pierini Moldes apresenta soluções para moldes de grande porte e matrizes com relevo extremamente agressivo. Os diferenciais estão voltados a alta precisão, durabilidade e inovação das peças fornecidas. Com estrutura tecnológica diversificada, a Pierini oferece ainda serviços de usinagem de precisão personalizado para a necessidade do cliente. Além da indústria cerâmica, fornece as soluções para indústrias de descartáveis plásticos que atuam com processos de termoformação, termoexpandidos e injeção de termoplásticos em todo o território nacional.

As bombas pneumáticas da série Expert (EXP) da marca ARO/Ingersoll Rand que contam com alta tecnologia, menor consumo de ar comprimido e custos reduzidos, são o destaque da PNX. As bombas de diafragma com grau de processo, diferenciam-se pelo custo benefício e são reconhecidas como a melhor opção de bombas de diafragmas do mercado. Uma das preferidas dessa série é a bomba EXP por oferecer soluções ideais em eficiência energética e menor tempo de parada para manutenção. Com vazões de até 275 GPM (1.041 lpm) e ampla gama de configurações de materiais e dimensões, a linha EXP dispõe de diferenciadas opções para cada tipo de aplicação.  Outro destaque são os compressores de ar comprimido com motores HPM de velocidade variável, que consomem energia elétrica proporcional à necessidade do processo, consolidando-se como a melhor opção tecnológica para a indústria em termos de redução de consumo de energia. As duas linhas de produtos atendem as necessidades das indústrias cerâmicas, embalagens, entre outras.

Especializada no fornecimento de equipamentos para usinagem, a Repatri destaca novas tecnologias e formas de usinagem das marcas que representa. As linhas de produtos abrangem ferramentas para usinagem, pastilhas de metal duro, brocas, machos, fresas em aço rápido e metal duro, bem como acessórios para fixação. É distribuidora autorizada da Sandvik Coromant, líder mundial de ferramentas de corte para a indústria de usinagem, com mais de 25 mil itens. A distribuição autorizada abrange outras marcas internacionais como Mitutoyo, Röhm, Dormer e Tyrolit. A Repatri atende o segmento de indústrias metalmecânica e de mineração de toda a região sul de Santa Catarina. Fornece soluções para operações de torneamento, fresamento, rosqueamento, mandrilhamento, retificação, furação e furação profunda. Entre os produtos do portfólio, estão fresas, pastilhas, insertos, brocas, machos, alargadores, ferramentas para torno, retificadora, furadeira e fresadora.

A Romaço aproveita a presença na feira para divulgar para o segmento de siderurgia e mineração, produtos que contribuem para o aumento da vida útil dos equipamentos que trabalham ininterruptamente e quase sempre em condições desfavoráveis, melhorando assim, o desempenho e a produtividade. Além disso, destaca a gama de produtos que abrange rolamentos, mancais e buchas de fixação, retentores, lubrificantes, correias de transmissão industrial, mangueiras industriais, guias lineares, fusos de esferas, terminais de rótula e ferramentas para manutenção.

Fornecedora de produtos em borracha e metais para diferenciadas aplicações industriais, a RWV Olivo destaca o desenvolvimento de peças personalizadas para as necessidades específicas de cada cliente. Conta com um departamento técnico formado por profissionais especializados e experientes no desenvolvimento de produtos e serviços em peças metálicas e borrachas, executando serviços de usinagem e vulcanização focados em alta precisão e durabilidade. Cria soluções para os diferentes tipos de borrachas utilizados pela indústria como natural, EPDM, Nitrilica, SBR, Viton, Silicone, Neopreme, Camelback, Bromobutilica, Ebonite, Vitality, entre outros compostos especiais, incluindo o Poliuretano. As peças são fornecidas aos segmentos cerâmico, plástico, moveleiro, mineração, máquinas pesadas, geração e transmissão de energia, automotivo, químico, agrícola, agroindústria, gráfico, hospitalar, alimentos, entre outros. A segunda linha da empresa é voltada para a fabricação e usinagem de peças em metais variados como aços, alumínio, bronze, latão, ferro fundido, nylon, UHMW, teflon, entre outros.

Criado com o propósito de conduzir pesquisas e inovações tecnológicas, a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera (Satc) vem divulgando as suas atividades e buscando aproximação da comunidade para ampliar sua contribuição ao desenvolvimento da indústria e capacitação dos profissionais. A presença na Metal Mineração será uma oportunidade de evidenciar os seus produtos disponíveis em cursos e serviços que presta ao meio industrial. Entre os projetos de destaque está o desenvolvimento de tecnologias limpas para a utilização sustentável do carvão mineral como fonte de energia.

As proteções sanfonadas especiais focadas no aumento da durabilidade de máquinas e equipamentos industriais, evitando que partes móveis fiquem expostas, são o destaque da Setec. As proteções são fabricadas sob medida ou por meio de especificações de um projeto e podem ser feitas em couro, diafragma, teflon, PVC, lona, courino, capota, entre outros materiais. As soluções são aplicadas em máquinas operatrizes, equipamentos industriais em geral, conjuntos de movimentação, dispositivos e atendem necessidades de adequações a NR 12. A atuação abrange as indústrias dos segmentos metalomecânico, plástico, fundição, automação industrial, celulose, moveleiro, alimentício, mineração e cerâmico.

O H-7 desengraxante com sua fórmula exclusiva biodegradável e a base de água é o destaque da TBR na feira. A solução é livre de ácidos e solventes e por isso não agride o meio ambiente, nem a saúde do usuário. O produto americano, disponível no mercado há mais de 37 anos e no Brasil desde 2016, é um poderoso limpador multiuso ideal para sujeiras pesadas como graxa, óleo, gordura, fuligem, entre outros materiais. Não afeta as propriedades do plástico, borracha, pintura, verniz, alumínio, inox, entre outras superfícies. O produto pode ser encontrado em lojas de materiais de construção, ferragens, ferramentas, pesca, autopeças e supermercados, em embalagens de 500ml e 1l com gatilho ou refil, além de galões de 5l ou embalagens ainda maiores para consumidores de grandes volumes.

A fabricante de produtos hidráulicos e pneumáticos, Termaco, destaca o portfólio desenvolvido para atender diferentes mercados, como o industrial, agrícola, naval, petrolífero, rodoviário e de minérios. A empresa desenvolveu uma metodologia para atender as necessidades dos clientes, com respostas e soluções imediatas no fornecimentos de produtos hidráulicos, pneumáticos e na condução de fluidos. A linha de produtos abrange conexões hidráulicas, terminais, adaptadores, mangueiras hidráulicas, linha pneumática, óleo e gás, abraçadeiras, acoplamentos, engates rápidos, acessórios, galvanizados, mangueiras industriais, manômetro/termômetro, válvulas, correias, lençol de borracha, tubos flexíveis, tubos hidráulicos e peças especiais sob encomenda.

Preparada para atender aos requisitos técnicos e comerciais dos clientes, a Usipe divulga a expertise na produção de peças fundidas, usinadas e de caldeiraria, fabricadas sob encomenda. Atende os mercados de siderurgia, mineração, montadoras, bombas e dragagem, máquinas e equipamentos, britagem e moagem, papel e celulose e ferroviário. A fundição conta com capacidade instalada superior a 600 ton/mês de peças fundidas, com abrangência e diversificação nos tipos de liga e usinagem, diferenciando-se no atendimento de peças sob encomenda. Conta com processos de modelação, moldagem, aciaria, tratamento e acabamento.

Especializada em suprimentos para usinagem, a WT Ferramentas apresenta a nova classe de insertos da Lamina Technologies, a linha Magia. A novidade consolida-se como excelente custo benefício para quem busca mais produção com a inovadora tecnologia Multi-Material, que permite a utilização dos insertos Lamina em múltiplos materiais, alterando apenas os parâmetros de aplicação. O conceito Multi Mat reduz o tempo de parada da máquinas para substituição de insertos de classes diferente, o que amplia a competitividade e acaba com os estoques obsoletos de insertos.

Serviço:

Metal Mineração – Feira e Congresso Nacional para a Indústria Metalmecânica e Mineração

Quando: 19 a 22/6/18 – 16h às 22h

Local: Pavilhão José Ijair Conti – Criciúma, SC

Organização: Messe Brasil

Realização: Sindimetal e Simec

www.metalmineracao.com.br 

Gostou? Então compartilhe: