Logomarca Indústria 4.0

Associada da ABII é premiada em Fórum Internacional de Alumínio

A TERMICA Solutions recebeu o Innovation Award durante a primeira edição do Future Aluminium Forum pelo desenvolvimento de fornos inteligentes

Por: Assessoria de imprensa      23/05/2018 

Um forno que fale com os colaboradores da fábrica. Essa foi a ideia de Claudio Henrique Goldbach, diretor da ABII e CEO da TERMICA Solutions, associada da  Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), quando iniciou o desenvolvimento de uma forma de transformar fornos em equipamentos 4.0. Após pesquisas e testes, o executivo chegou à equipamentos que fornecem monitoramento, histórico de eventos e consumo, alertas para usuários, desvios e falhas. A tecnologia inovadora do smartforno despertou o interesse dos organizadores da primeira edição do Future Aluminium Forum - realizado na Itália na primeira semana de maio - e levou o Innovation Award. 

O prêmio, dado em colaboração com a Aluminium Internacional, reconhece um produto ou projeto inovador que faz a diferença em processos ou que otimiza a produção. Segundo a organização do evento, Goldbach pode ser comparado ao Dr. Doolittle - uma alusão ao personagem fictício que conseguia conversar com animais. Durante a apresentação, o executivo demonstrou como é possível digitalizar todos os fornos da planta de uma empresa, um excelente exemplo da Indústria 4.0 em ação em uma planta da indústria manufatureira. Para Claudio, o fato de uma empresa 100% brasileira receber o prêmio na Europa - terra do surgimento da Indústria 4.0 - é um reconhecimento do esforço da companhia no aprimoramento de tecnologias que imprimem eficiência e produtividade ao dia a dia das corporações.   

A tecnologia de digitalização de fornos premiada é voltada para companhias dos setores de Aço e Alumínio e imprime inteligência ao processo produtivo. Por meio de sensores conectados na parte interna dos fornos utilizando o hardware Br@in Box, os dados gerados no processo de produção são enviados para a nuvem. De lá, os processistas conseguem ter uma visão imediata do que está acontecendo e, no caso de problemas, os mantenedores são informados e conseguem analisar, em tempo real, quando será o momento mais indicado para solucioná-los. Além disso, o gerente da planta consegue ter uma relação real do custo das operações e quantos processos foram feitos no mês. Todo este acesso é feito pelo ReMO, um Software as a Service responsivo e acessível a partir de qualquer dispositivo. “Sempre acreditei que smartfornos precisam ser tão inteligentes e de fácil entendimento quanto smartphones e foi por isso que buscamos canalizar os dados em uma plataforma intuitiva”, comentou Claudio.


Continua depois da publicidade


Segundo Alexandre D'Angelo, secretário-executivo da ABII, a busca pela inovação é um dos principais pilares da instituição e seus associados são sempre motivados a pensar em soluções que melhorem o dia a dia de diversos segmentos de mercado. “Ficamos muito contentes em ver uma de nossas associadas se destacar em um evento internacional, isto reforça ainda mais a nossa força não só no Brasil, mas também no mercado europeu”, explicou. 

A ABII assinou, em setembro do ano passado, um acordo de cooperação com Industrial Internet Consortium (IIC) - organização mundial criada para fomentar o ingresso da Internet Industrial (IIoT) nas indústrias brasileiras, diminuindo as barreiras de adoção desta tecnologia. Com este acordo, a ABII passou a fazer parte de um seleto grupo de organizações internacionais que conta com a GS1, China Academy of Information and Communications Technology (CAICT), Russian Association of Industrial Internet, entre outras. “Não poupamos esforços para fomentar a inovação localmente e este prêmio só reforça que temos todas as ferramentas necessárias para atuarmos em qualquer país”, completou D’Angelo.  

 

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial - ABII, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, além da realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o Industrial Internet Consortium – IIC, consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, FIESC/CIESC e Embraco uniram-se para fundar a ABII, que já conta com 45 empresas associadas.

Mais informações: abii.com.br ou pelo email contato@abii.com.br.

Gostou? Então compartilhe: