Logomarca Indústria 4.0

Automação e indústria 4.0 transformam processos produtivos da indústria farmacêutica

Contato mínimo de operadores humanos e simplificação de processos são algumas das mudanças que garantem maior produtividade e qualidade a produtos farmacêuticos.

Por: Assessoria de Imprensa      02/05/2018 

Indústrias de todo o mundo chegam ao próximo passo da industrialização: a interação cada vez maior entre máquinas sem nenhum ou mínimo contato do ser humano. Para o setor farmacêutico, esse tipo de processo é ainda mais crucial, já que garante pureza dos ingredientes e elementos que estão destinados à saúde.

A Bosch, mundialmente conhecida por ser uma das principais fornecedoras de tecnologias para a indústria farmacêutica 4.0, possui soluções para processamento de medicamentos líquidos e sólidos, embalagem primária e tecnologias de inspeção para diferentes campos de aplicação. Além disso, também disponibiliza soluções para embalagem secundária com qualificação e validação, software track and trace, além de garantir serviço técnico completo ao consumidor. Um destaque são as ferramentas que fornecem informação em tempo real aos clientes, informando condições da máquina ou parâmetros do processo.

Outro momento importante durante a produção dos medicamentos é, justamente, o envase. A Rommelag Engineering é a criadora e líder mundial da tecnologia BFS (blow-fill-seal) bottelpack, para o envase de produtos líquidos, géis e pastas. Isso inclui, também, equipamentos que executam testes de vazamento de embalagens, e inspeção da presença de partículas. O segredo desse tipo de embalagem está na extrusão da resina plástica, moldadas através de sopro de ar estéril, seguido do imediato envase estéril do líquido e do seu fechamento hermético. Essas operações são realizadas em um único passo operacional, em uma mesma máquina, sem intervenção humana. Com o processo são eliminadas diversas etapas que são necessárias em processos tradicionais de envase, e o resultado é uma redução considerável no custo final do produto – vantagem para todos os lados.


Continua depois da publicidade


Outro produto de altíssima precisão vem da Optima, e sua plataforma de máquinas de envase e fechamento MultiUse. A solução é altamente flexível, sendo possível o processamento de frascos-ampola, seringas e carpules. De acordo com a empresa, “um alto grau de automação, tecnologia robótica e um sistema de transporte de última geração permitem a produção de produtos farmacêuticos de forma eficiente, com máxima flexibilidade para todas as demandas de mercado e produção”. A plataforma MultiUse pode ser facilmente integrada às recentes tecnologias de isolamento da Optima Pharma, o que garante alta segurança dos produtos e operadores. Além disso, o conceito de construção modular permite flexibilidade na configuração da linha, juntamente com a integração de sistemas de liofilização farmacêutica, que permitem um nível superior de controle de processo asséptico e garantia da qualidade.

Essas e outras soluções de alta tecnologia estarão presentes na FCE Pharma, que acontece de 22 a 24 de maio, no São Paulo Expo. Paralelamente, a FCE Cosmetique apresenta a profissionais do setor as mais recentes tecnologias e matérias-primas para a indústria de cosméticos, personal care e beleza. 

 

Serviço:

FCE Pharma - 23ª Exposição Internacional de Tecnologia para Indústria Farmacêutica

Data: de 22 a 24 de maio

Horário: das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo – Brasil

Gostou? Então compartilhe: