Braskem vai investir R$ 2,23 bilhões com aposta em internacionalização para crescer, diz CEO

Atualmente, a empresa possui 29 fábricas no Brasil, 4 no México, 6 nos Estados Unidos e 2 na Europa.

A petroquímica Braskem mantém a estratégia de diversificação de matérias-primas e atuação geográfica para ampliar a rentabilidade dos negócios nos próximos anos, afirmou nesta quinta-feira (23) o presidente da companhia, Fernando Musa.

“Apesar da recessão no Brasil, seguimos melhorando nossa rentabilidade de modo significativo graças à pujança das atividades fora do Brasil”, destacou o executivo em encontro com investidores, em São Paulo. Atualmente, a empresa possui 29 fábricas no Brasil, 4 no México, 6 nos Estados Unidos e 2 na Europa, segundo o executivo.

Como parte do plano de diversificação de matéria-prima, exemplificou Musa, a Braskem produziu em seu complexo na Bahia a primeira tonelada de eteno com etano produzido nos Estados Unidos. “Esse complexo deverá produzir até 15 por cento do eteno a partir de etano produzido nos EUA”, afirmou.

A Braskem prevê desembolsar no quarto trimestre pouco mais de 30 por cento do total de 2,23 bilhões de reais em investimentos projetados para 2017, disse o diretor financeiro da petroquímica, Pedro Freitas.

A petroquímica desembolsou até o fim do terceiro trimestre 1,53 bilhão de reais do total previsto para o ano, informou o executivo.

De acordo com ele, os investimentos contemplam o projeto de flexibilização de matérias-primas conduzido no complexo da Bahia e a nova fábrica de polipropileno nos EUA, bem como desembolsos necessários para manter a confiabilidade das operações, incluindo paradas de manutenção e atendimento a normas regulatórias.