Medium_3e2436b
Guilherme Alfredo Kastner    |   10/10/2017   |   Projeto Descomplicado   |  

Visualizadores de arquivos – Parte 4 – Edrawings

Senhores,
 
Quando comecei a trabalhar com a linha SolidWorks há 11 anos, um dos itens que mais me chamou a atenção foi o eDrawings. Eles se destacavam por uma série de razões:
 
Possuía módulos gratuitos;
Poderia ser executado sem instalação alguma
Possuía versão para MacOS
Visualizador de DWG, conforme já mencionado em post anterior.

Conceito
 
Basicamente, uma das principais características do eDrawings era a sua simplicidade com um instalador pequeno, ou nem precisava ser instalado, quando os seus itens eram compartilhados com um auto executável.
 
Quando se utilizava um CAD tridimensional, sempre existia uma série de questionamentos:
 
Como enviar um arquivo para um parceiro visualizar o desenvolvimento?
Porque o arquivo é tão grande para ser anexado a um e-mail?
Eu preciso ter o CAD do meu parceiro para visualizar o conteúdo?
 
Uma vez que uma licença de CAD se tornaria muito cara para aquisição com a finalidade de visualizar algo, o eDrawings se torna o meio para que todos possam visualizar um desenvolvimento tridimensional. Entretanto, apesar da facilidade em se instalar o software, surgiam dois problemas atrelados a ideia:
 
1. O arquivo SolidWorks muitas vezes pode possuir um tamanho muito grande para ser enviado pela internet – acreditem que isso no começo dos anos 2000 se tratava de um problema muito grande;
2. Como restringir o acesso a árvore de projetos para que os parceiros não alterem o produto desejado.
 
Com base nisso, o arquivo SolidWorks pode ser compartilhado de forma direta ou exportada para eDrawings. Criando um método que qualquer pessoa conseguisse atender os requisitos acima.
 
Mobile
 

 
Hoje está na moda falar de realidade virtual ou aumentada, mas quando se fala no eDrawings, contamos com uma série de funcionalidades:
 
Aplicativo para IOS e Android
Suporte para smartphones e tablets
Utilização de câmeras e o código QR para a realidade aumentada
 
Um exemplo da realidade aumentada se encontra no vídeo abaixo.
 
eDrawings no mundo multicad
 
O conceito de CAD em um mundo globalizado foi mudado por alguns conceitos:
Nem todas as empresas utilizariam o mesmo sistema CAD
Seria necessário visualizar o que meu parceiro desenvolveu e compartilhou comigo
 
Uma vez que cada empresa possuiria o seu sistema, também seriam necessários diversos visualizadores. Isso acaba por mudar com o SolidWorks 2017, conforme vídeos abaixo:
 
Com isso, em um único sistema, pode-se abrir diversos softwares como Inventor, Creo, Siemens NX e Solid Edge. Essa capacidade foi uma mudança significativa na qual o sistema passou em 2016 para fidelizar os clientes da SolidWorks a um único sistema.
 
Sds,
Kastner
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
3e2436b

Guilherme Alfredo Kastner

Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.


Mais artigos de Guilherme Alfredo Kastner