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Vinícius    |   01/09/2017   |   Marketing

Google Analytics: Um guia básico para empresas do setor industrial (Parte 1)

Se você não tem o Google Analytics instalado em seu site, este artigo é para você! Se você já tem instalado… também!

Este artigo tem como principal objetivo mostrar de forma simples o impacto positivo que uma ferramenta de Digital Analytics tem para o seu negócio. 

Além disso, vou explicar:

Este artigo é direcionado apenas para profissionais de marketing? 

Não, este artigo é direcionado para todas as pessoas interessadas em conhecer melhor o seu público-alvo e aumentar os resultados em marketing.

O que é Digital Analytics

Antes de começar a falar sobre o Google Analytics e como utiliza-lo em sua empresa, precisamos entender a definição de Digital Analytics. 

Para Judah Phillips, autor do Livro Digital Analytics Primer, Digital Analytics é:

“Um conjunto de atividades técnicas de negócios para definir, criar, coletar, verificar ou transformar dados digitais em relatórios, pesquisas, análises, recomendações, otimizações, previsões que criam valor comercial”.

Simplificando, Digital Analytics é um processo para medir, coletar e analisar dados digitais com objetivo de otimizar resultados de negócios.

O processo de Digital Analytics

O básico do processo de Digital Analytics, foi citado em 2006 por Justin Cutroni (atual evangelista de Analytics na empresa Google).

O processo envolve os seguintes passos:

  1. Coletar dados;
  2. Analisar os dados (ex: procurar por problemas);
  3. Criar uma hipótese de por que o problema está acontecendo;
  4. Testar as soluções para sua hipótese (ex: qual a melhor forma de corrigir o problema identificado na etapa 2);
  5. Implementar a mudança (a melhor solução descoberta durante o teste);
  6. Repetir (voltar para o início deste processo).

É muito importante que o processo seja feito do início ao fim. 

Por exemplo, se você não testar sua hipótese (etapa 4), fica impossível saber qual a melhor solução para o problema.


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Digital Analytics vs Web Analytics: Qual a diferença?

Fiz questão de colocar este tópico no artigo, principalmente para quem já conhece o tema e pode estar se perguntando: 

Por que o termo “Digital Analytics” e não “Web Analytics” ?

Anos atrás, as análises eram feitas exclusivamente sobre dados de sites (Websites), como usuários, visitas, visualizações de páginas, etc. O termo usado para descrever esta análise é “Web Analytics”.

Atualmente temos diversos canais digitais para analisar os dados, alguns exemplos são: e-mail, pesquisa, social, mobile, exibição de publicidade.

Então para incluir todos os canais digitais existentes, e fornecer uma visão completa do marketing digital, um novo termo foi criado, que se chama “Digital Analytics”.

Este termo ganhou ainda mais popularidade quando a “Web Analytics Association”, uma importante associação dos EUA, passou a se chamar “Digital Analytics Association” em 5 de março de 2012.

Você pode ver o crescimento de pesquisa do termo “Digital Analytics” (azul), no gráfico abaixo, desde 2004 até 2017. Mesmo assim, atualmente o termo Web Analytics (vermelho), ainda é mais pesquisado.

Digital Analytics vs Web Analytics
Digital Analytics vs Web Analytics — Google Trends: https://goo.gl/Xturq4

A importância do Digital Analytics para sua empresa

Talvez você esteja pensando que este processo não se aplica em sua empresa ou é algo muito longe da sua realidade. Posso te afirmar que não é fora da sua realidade, ele é muito acessível e vital para o crescimento do seu negócio no meio digital.

A prática Digital Analytics vai te ajudar a tomar decisões baseadas em dados. Esta decisão é muito conhecida no marketing e em negócios como Data Driven (orientado a dados).

Quando você não se preocupa em tomar decisões de marketing orientadas pelos seus dados digitais, suas ações serão tomadas com base no achismo.

“Eu acho” que tenho que refazer meu site, “eu acho” que precisamos canalizar nossos esforços de marketing nas mídias sociais, porque todo mundo está nas redes sociais. Nessa brincadeira do “eu acho”, pode ser desperdiçado muito tempo e recursos financeiros.

Com Digital Analytics você pode “achar”, verificar os dados e tomar sua decisão com mais precisão, além de fazer previsões mais assertivas. Seu bolso/financeiro agradece!

Alguns exemplos básicos de como o processo de Digital Analytics pode ajudar:

Identificar alavancas de crescimento digital para o seu negócio

  • Você sabe quais são as oportunidades de crescimento em seu site? 
  • Quem pode ser seu potencial parceiro? 
  • Em qual canal investir? 

Conhecer seu público-alvo

  • Qual o estado ou cidade que mais acessa o seu site? 
  • Qual o gênero e idade dos visitantes? 
  • Sua comunicação e marca está alinhada com os itens acima?

Identificar a tecnologia utilizada pelo seu público-alvo

  • Por exemplo, seu site tem alguns “probleminhas” no navegador Safari (Macbook/Apple).
  • Qual é a porcentagem de visitantes que utilizam este navegador?
  • Você está perdendo oportunidades?
  • Deve priorizar e corrigir este problema? 

Adaptado para dispositivos móveis

  • Seu site está preparado para dispositivos móveis? 
  • Quantas pessoas acessam seu site pelo celular? 
  • Com um site preparado para dispositivos móveis a porcentagem de visitantes pode aumentar?

Identificar a origem do seu tráfego

  • De onde vem as visitas do seu site? 
  • São do Facebook? E-mail marketing, buscadores, Adwords (anúncios no Google)? 
  • Os visitantes já conhecem seu domínio (suaempresa.com.br) e acessam direto pelo navegador? 
  • Talvez alguns sites/blogs estão referenciando sua página, enviando visitantes constantes para o seu site e você não estava sabendo?
  • Estes sites/blogs poderiam ser potenciais parceiros para aumentar o volume de visita qualificada para o seu site? 

Melhorar suas campanhas de marketing

  • Você sabe quantas visitas e vendas sua última ação ou campanha de marketing digital gerou para sua empresa? 
  • Qual teve o melhor desempenho e pior desempenho?

Identificar o comportamento dos seus visitantes

  • Você sabe qual é a página mais acessada do seu site? 
  • Qual a página que mais recebe visitas pelas mídias sociais? 
  • É o mesmo conteúdo que você costuma divulgar em sua rede social?

Estas são algumas das perguntas básicas que você pode fazer para iniciar o processo de 6 etapas para Digital Analytics, que eu havia falado anteriormente neste artigo. 

(1)Coletar dados; (2)Analisar os dados; (3)Criar uma hipótese de por que o problema está acontecendo; (4)Testar as soluções para sua hipótese; (5)Implementar a mudança; (6)Repetir.

Perceba que a primeira etapa é Coletar dados, então agora você entendeu o conceito e a importância por trás de Digital Analytics, vamos à prática. 

Escolha sua ferramenta Digital Analytics para coletar e analisar dados!

Ferramentas para Digital Analytics

Existem diversas ferramentas para Digital Analytics, a melhor ferramenta para você, depende quais serão seus objetivos, maturidade do seu processo de análise, valor e tempo disposto a investir.

Principais ferramentas de Digital Analytics

Outras ferramentas

Veja mais ferramentas no guia de ferramentas para Digital Analytics — IAB Brasil.

Nosso artigo será focado em Google Analytics na versão gratuita, que é uma poderosa ferramenta utilizada por 80% dos sites que utilizam tecnologias de medição de audiência na internet, segundo o site Trends BuiltWith.

Continua…

Obrigado pela leitura! Sexta-feira que vem tem a segunda parte deste artigo!

  • Como instalar o Google Analytics no seu site;
  • Principais relatórios;
  • Como utilizar o Google Analytics para criar e mensurar suas campanhas de marketing digital;
  • Dicas e referências sobre Google Analytics.

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Gostou do texto? Comente quais são seus desafios no marketing digital e deixe-me saber!
Grande abraço e até sexta-feira que vem!

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
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Vinícius

Analista de Marketing Digital na Softplan — Consultor de marketing digital — Analista de marketing por mais de 3 anos no Grupo CIMM e full-stack marketer para startups. Atualmente foco meus estudos e conhecimentos em growth marketing. Certificado de inbound marketing e email marketing pela HubSpot e Fundamentos de Adwords, Google Adwords Shopping e Publicidade Mobile pelo Google.


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