Uma visão sobre Business Transformation.

Você sabe o que Business Transformation? Você já parou para pensar o quanto isso pode afetar o seu negócio e quão vasto é esse assunto?

Você sabe o que é Business Transformation? Você já parou para pensar o quanto isso pode afetar o seu negócio e quão vasto é esse assunto?

Com certeza você deve conhecer uma marca de requeijão, a lâmina de barbear, ou a esponja de aço que são sinônimos de qualidade. Entretanto, não basta um produto consagrado para garantir o futuro da companhia.

Neste texto vamos abordar de forma simplificada, pois com certeza seriam páginas e páginas sobre esse assunto.

Quando falamos em transformar o negócio, significa que a corporação deve estar em constante busca de inovação, não necessariamente um produto inovador, e sim inovar na forma de abordar problemas, absorver tecnologia, treinar colaboradores, buscar mercado e outros infinitos pontos de vista.

O grande impacto que o mercado está sujeito no momento, com certeza é a constante transformação tecnológica que está mudando a forma como desenvolvemos, servimos, mantemos, consumimos, e descartamos produtos.

As grandes corporações mundiais então provocando um movimento que será impossível não acompanhar. Inovações tecnológicas como computação em nuvem, softwares de análise massiva de dados não formatados, produtos conectados, serviços sob demanda, manutenção preventiva, comercialização do serviço e não do produto em si, são mais que tendências, são realidades que vieram para ficar e mudar a forma com que vemos os produtos.

Alguns exemplos disso são os serviços de streaming de músicas, filmes, softwares, servidores, de aplicações corporativas na nuvem, produtos conectados que fazem autodiagnóstico e acionam a manutenção sem a necessidade de intervenção, são mais que tendências, é uma realidade que será cada vez mais presente nas empresas e no dia a dia das pessoas.

Para que as corporações se preparem para essa nova tendência é necessária a mudança da forma de pensar. Gestores com visão de ir em busca de inovação, colaboradores preparados, engajados e motivados a sair da zona de conforto para que a transformação seja bem vinda, implementada e adotada, parceiros que pensem da mesma forma e queiram ir na mesma direção e transformar a forma como se faz negócio.


Continua depois da publicidade


Veja bem, esse assunto é extremamente vasto e pode permear diversos contextos e ter infinitas ramificações. Não existe uma receita de sucesso, mas, com certeza, quem não absorver a filosofia da transformação, estará fadado a não ter o mesmo sucesso que os demais.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Tópicos:
                                   
Mauro

Mauro Duarte G. Santos

Engenheiro Mecânico formado na UNESP em 1995, pós-graduação em administração industrial e gestão de projetos pela Fundação Vanzolini. Atua no mercado de CAD/CAE/CAM/PLM há 17 anos. Atualmente MSC Software e antes disso na PTC (16 anos), SDRC(2 anos)(Grupo Siemens) e como Eng Projetista (2 anos) com usuario de CAD e CAE


Mais artigos de Mauro Duarte G. Santos