Ferramenta Vs Processo para busca de Valor

Alinhar as iniciativas de negócio com a boscade valor para a corporação.

Caros amigos, neste artigo quero falar de algo que toda corporação busca diariamente, oportunidades de Valor.

Como buscar valor em um ambiente competitivo como o que vivemos hoje. Para isso é necessário o alinhamento das iniciativas de negócios, ou seja, quais ações devemos tomar dentro da corporação para atingir o Valor desejado?

Para atingir essas iniciativas muitas vezes procuramos ferramentas que resolvam nossas necessidades, e não avaliamos os processos nas quais as falhas estão inseridas. Neste artigo, quero sugerir uma metodologia para identificar, avaliar e solucionar os problemas encontrados e transformar em Valor as mudanças nos processos corporativos.

Ok, como buscar Valor, ou seja, como se tornar mais lucrativo no mercado?

Para buscar valor temos duas opções: expandir o market share ou tornar a sua fatia de mercado mais lucrativa. De qualquer forma é necessário mudanças nos processos da corporação.

Comprar equipamentos para a sua linha de produção vai fazer sua empresa atingir seus objetivos de negócio?

Talvez em um primeiro momento com uma máquina mais moderna sua produção aumente, mas isso só trará Valor se a corporação estiver com dificuldades de atender aos pedidos, e vamos ser realistas, no momento que o país se encontra, vai ser difícil achar alguma empresa nestas condições. Além disso, sua empresa só vai fazer mais do mesmo e isso não importa se seu produto é consagrado e top de mercado, sempre existe a possibilidade de melhorar, se não houvesse essas oportunidades, ainda estaríamos andando de Opala Diplomata, que já foi o máximo da indústria automobilística no passado.

Bom, como implementar melhorias nos processos industriais?
Quais processos devemos priorizar?
Como serão meus processos após as mudanças?
Quais serão os benefícios das melhorias implementadas?
Quais são os requisitos para atingir meus objetivos?
Quais são esses benefícios em números que justifiquem minhas iniciativas de mudanças de processos?


Continua depois da publicidade


Simplificando esse questionário todo temos:

1-Cenário Atual

2-Consequências negativas

3-Cenário Alterado

4-Benefícios Possíveis

5-Requisitos Mínimos

6-Métricas de resultados

  1. Cenário Atual

    Analise seus processos, por exemplo, como são armazenados os dados da engenharia? Quanto tempo se gasta para achar uma informação? Esta informação é segura e atualizada? Seus processos de desenvolvimento de produto são padronizados? O conhecimento está na cabeça de algumas pessoas apenas? Como é registrado o processo de mudança?

    Estas são perguntas para  identificar as possíveis fraquezas do seu processo.

  2. Consequências negativas

    Uma vez identificado isso, quais são as consequências desses processos não otimizados?

    Novo exemplo, já foi enviado um desenho errado para a produção ou para um fornecedor causando prejuízo? Uma determinada informação necessária não estava documentada e dependia da memória de um colaborador? Erros cometidos no passado ocorrem novamente pelo fato da solução adotada não ter sido documentada?

    Estas são perguntas que irão refinar o seu processo de identificação das consequências das possíveis falhas de seus processos.

  3. Cenário corrigido

    Imagine agora todos esses Gaps dos processos corrigidos, todas as informações disponíveis rapidamente com confiabilidade, tempos otimizados com reutilização de dados e conhecimento compartilhado.

  4. Benefícios Possíveis

    Uma vez os Gaps fechados e os processos otimizados, é necessário agora avaliar os possíveis ganhos que estas mudanças podem trazer. O fato da informação ser disponibilizada de forma rápida e confiável pode ser dimensionado o ganho ou a economia de recursos. O fato da manufatura ser alimentada de forma eficiente traz economia ao processo.

    Avaliando os benefícios passamos para o próximo passo

  5. Requisitos Mínimos

    Quais são os requisitos mínimos para que tudo isso possa se tornar realidade?

    O que é preciso fazer? Qual o investimento necessário? Quais fornecedores podem me atender? Minha equipe precisa ser treinada? A minha produção vai cair em um primeiro momento para depois crescer? Qual ação deve ser tomada primeira?

    Todas essas perguntas devem ser avaliadas e respondidas pelo comando da corporação

  6. Métricas de resultado

    Neste momento é possível avaliar quais ações podem trazer mais benefícios e quais são as mais críticas para atingir o Valor tão desejado.

    Para isso são necessárias métricas para que um ROI possa ser apresentado e justificado de forma consistente para se fazer o investimento em tecnologia, consultorias, ferramentas, maquinário, etc.

É evidente que nesse texto expus esse processo de forma simplificada e superficial, mas esta é uma forma macro de avaliação para atingir Valor.

Com isso passamos a fazer nossos produtos de forma diferente, otimizada e não apenas comprando uma máquina para a linha de produção.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Tópicos:
                          
Mauro

Mauro Duarte G. Santos

Engenheiro Mecânico formado na UNESP em 1995, pós-graduação em administração industrial e gestão de projetos pela Fundação Vanzolini. Atua no mercado de CAD/CAE/CAM/PLM há 17 anos. Atualmente MSC Software e antes disso na PTC (16 anos), SDRC(2 anos)(Grupo Siemens) e como Eng Projetista (2 anos) com usuario de CAD e CAE


Mais artigos de Mauro Duarte G. Santos