Alejandro

Enviar e-mail

Engenheiro

/ SP - Brasil

Escolaridade: Ensino Superior
Formação: Engenharia Mecânica


Mais informações

Profissional multidisciplinar na área de desenvolvimento do produto

Treinamentos e especializações

Altair HyperWorks 2017
Catia V5/V6
Solid Works
Autodesk Inventor
Auto CAD

Informações profissionais

Engenheiro graduado em Mecânica Industrial com 8 anos de experiência. Participou de diferentes estágios do desenvolvimento de projetos. Projeto e dimensionamento de estruturas em materiais metálico e compostos analisando o caminho de carga e condições de contorno. Desenvolvimento de lofts para superfícies considerando o fluxo aerodinâmico e outros parâmetros de engenharia. Desenvolvimento de junções de subconjuntos à estrutura principal. Desenvolvimento e definição da cinemática e de componentes para mecanismos de controle de direção. Responsável pela comunicação com contratados e repasse de relatório de cargas extraídas através de modelos de Elementos Finitos, realização de Análises por Elementos Finitos de conjuntos e peças de materiais compostos e metálicos através de HyperMesh/OptiStruct e Patran/Nastran, elaboração de relatórios de engenharia, realização de cálculos manuais usando de métodos clássicos de engenharia (Bruhn, Niu).
Experiência com normas regulatórias.

Experiência profissional anterior

2012 – 2018 Empresa: Novaer Craft
Cargo: Projetista > Engenheiro I

Protótipo Bader B-250: aeronave com estrutura primária em fibra de carbono. Desenvolvimento e concepção do anteprojeto e linhas básicas, desenvolvimento da cinemática de sistemas de comando, lofts, superfícies e sistemas. Responsável por análise estrutural através de métodos convencionais de engenharia (Niu, Bruhn) de hastes de comando, hardwares (prendedores, rolamentos, buchas), análise de lugs, engrenagens, helicoil e elementos de máquina em geral. Responsável pela Análise de Elementos Finitos (HyperMesh/OptiStruct) de peças usinadas, painéis e portas de material composto, sanduiche de rohacell e fibra de carbono, estrutura do condensador de ar condicionado, pilones e outros.

Protótipo T-Xc: desenvolvimento da estrutura de fixação dos assentos, construção de lofts para de nacas, portas, capô, carenagens asa x fuselagem, melhoria do conceito de acionamento do trem de pouso principal, projeto da cinemática do mecanismo de acionamento do motor, mecanismo de acionamento do flap, concepção da cinemática e de componentes de sistemas de controle de superfícies móveis, realizado instalação de aviônica (painel principal) e LRUs (racks), desenvolvido rota de metalização, responsável pela criação e modificação de lista de peças (BOM) e Ordens de Engenharia, desenvolvimento de ply-tables de peças em material composto e respectivas OMLs e EEOPs.
.
2011- 2012 Empresa: USIMINAS
Cargo: Engenheiro de projetos – aprovado no programa Trainee Jovens Engenheiros 2010.

Responsável por checar especificações técnicas de obras e equipamentos, supervisão de contratados nas obras, desenvolvimento de soluções de engenharia através de esboços e com o auxílio de CAD, checagem de desenhos mecânicos, pesquisa de normas técnicas para consulta, responsável pela comunicação entre engenharias e contratadas.
_______________________________________________________________________

2009-2011 Empresa: Akaer Engenharia
Cargo: Estagiário – Desenhista – Projetista

SAAB Gripen NG: realização de modificações estruturais devido à instalação de um novo motor na aeronave. Responsável pelo redimensionamento das cavernas traseiras, caverna de fixação do motor e ferragem do speed brake. Realização do estudo para modificação do material da porta traseira, de um painel composto por honeycomb e chapas metálicas para usinado de alumínio.

Revitalização Embraer Bandeirante C-95/P-95: modernização da aviônica da aeronave. Desenvolvimento de um novo painel principal de instrumentos e suportes adjacentes. Realização da instalação de novos componentes e modificações no layout original da aeronave. Desenvolvimento de uma superfície de referência da aeronave, cavernas e stringers, para realização da instalação de novos componentes no CATIA V5. Desenvolvimento de encaminhamento de cablagens.
____________________________________ ___________________________________

2008-2009 Empresa: RF Com Sistemas
Cargo: Desenhista Técnico

Desenvolvimento de estruturas modulares para baús de caminhões usados em unidades móveis de telecomunicação. Realização de projetos de estruturas para instalação de componentes de RF (Rádio Frequência), realização de projeto para interiores, desenvolvimento de sistemas hidráulicos e projeto de estrutura modular para o protótipo de um Shelter para o Exército Brasileiro.
_______________________________________________________________________

2007-2008 Empresa: MAPData tecnologia, informática e comércio Ltda.
Cargo: Técnico de suporte e desenvolvimento

Responsável pelo suporte técnico de software CAD 3D (Inventor), realização de treinamentos, apresentação das características do produto (CAD 3D) para novos clientes potenciais e apresentação e explanação da metodologia de Digital Prototyping.
_______________________________________________________________________

2006-2007 Empresa: EATON Ltda.
Cargo: Estagiário Técnico em Mecânica

Realização de manutenção preventiva e corretiva na linha de produção de válvulas para motores a combustão interna, responsável pela implementação de processo automatizado para embalagem de válvulas, realização de reparos pneumáticos, subconjuntos e pela reforma de máquinas operatrizes, participação em MPT, Kaizen, 5S, desenvolvimento de croquis para reparos rápidos, leitura e interpretação de desenho técnico.

Idiomas

Inglês Avançado
Espanhol Fluente


Cadastre seu currículo gratuitamente

Veja também



 

x

Divulgue seu produto no maior site do setor metal mecânico.

R$