Foto_silvio

Silvio

Enviar e-mail

Técnico/Especialista

/ SP - Brasil

Escolaridade: Ensino Superior
Formação: Engenharia Elétrica


Mais informações

Prezados Senhores, bom dia!

Com o intuito de atingir novos objetivos e começar uma nova carreira profissional, envio meu “Curriculum Vitae”, para análise e apreciação.

Tenho interesse em fazer parte desse Time, contribuindo da melhor forma possível.

Possuo residência na cidade de Bauru e Botucatu, pois eu e minha esposa somos naturais de Botucatu e trabalhei muitos anos em Bauru.

Grato

Silvio Spazzini

Treinamentos e especializações

Informática:

- Usuário do sistema operacional Windows e aplicativos Word, Excel, PowerPoint, Access, internet e programas AutoCAD, Matlab.

- Usuário de software dos registradores digitais das proteções (ABB-rel/reb 670, 511/531, rebwin diferencial de barras, GE, DFP100, Metha Tech, Mor, Siemens, 7SA513, Oscop, Digsi, Sel, Reason) utilizados nos Centros de Operação para análise de perturbações, em SEs, Transformadores e Linhas de Transmissão.
Conhecimento das caixas de testes Doble, Freja e Omicron.

Projeto de P&D:

- Possui um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D, referente ao programa da ANEEL do ciclo 2007/2008 aprovado pela Diretoria Técnica da CTEEP e com propostas de desenvolvimento das universidades UNESP_Bauru, USP-São Paulo e CPQD - Campinas.

Tema do projeto: Avaliação de tensões induzidas em condutores isolados próximos de sistemas de transmissão de energia ou subestações e obtenção de potências através desses condutores.

Objetivo: Investigar os níveis de tensão induzida em possíveis condutores isolados localizados paralelamente as linhas de transmissão, no sentido de serem avaliados os limites que estes podem ficar submetidos e de suas possíveis conseqüências por exemplo, em cercas não aterradas no meio rural ou barramentos isolados em subestações. Um dos focos do projeto é elaborar um software capaz de mapear nas imediações de todos tipos e configurações de sistemas de transmissão de energia elétrica e/ou subestações os níveis de tensões induzidas nesses ambientes. Isto proporciona uma avaliação preditiva de segurança evitando-se acidentes de alta periculosidade além de incentivar a continuação da pesquisa fazendo uso dessas tensões induzidas, que porventura aí existam, como uma fonte alternativa de energia elétrica para o suprimento de pequenos serviços auxiliares nas subestações ou, por exemplo, servir de sinalização luminosa visual nas travessias de linhas de transmissão sobre estradas de rodagens no período noturno com a utilização dos cabos pára-raios.

Mestrado Incompleto:

- Aprovado no programa de Mestrado Strictu Senso do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus Bauru na área de Automação com Aplicações em Sistemas de Energia.

1º Semestre / 2008.

Na matéria Despacho e Pré Despacho de Geração estudou os seguintes assuntos relacionados ao Despacho de Carga do Sistema Elétrico de Potência da CTEEP / Brasileiro:

- O despacho econômico, representação do sistema de transmissão. O modelo de despacho baseados em FPO. Formulação por fluxo em redes. Métodos de solução do problema de despacho. Métodos de pontos interiores. O despacho para sistemas fortemente hidráulicos. Os modelos de pré- despacho. Representação de metas energéticas. Modelo dinâmico e técnicas de solução. Desregulamentação, novos mercados de energia, o despacho no contexto dos novos mercados de energia.
Boa parte dos problemas clássicos envolvendo os sistemas de energia é formalmente descrita através de problemas de otimização. Entre eles pode-se destacar o planejamento energético da geração, o planejamento da expansão da geração e transmissão, os despachos de geração, o despacho econômico, o problema de Fluxo de Potência Ótimo, etc. Este projeto tem por objetivo investigar e aplicar os principais métodos e técnicas de otimização na solução desses problemas.

Subprojetos:

- Aplicação de métodos primal-dual de pontos interiores, com procedimento previsor-corretor, em problemas de despacho econômico;

- Aplicação de métodos primal-dual de pontos interiores, com procedimento previsor-corretor, em problemas de distribuição de projetos, problemas de despacho econômico e em modelos constitutivos da análise de estruturas;

- Investigação e aplicação de métodos de pontos interiores em problemas de despacho econômico e fluxo de potência ótimo;

- Programação da operação de sistemas de potência considerando a inclusão de restrições elétricas;

- Redução de perdas de potência ativa na transmissão via fluxo de potência ótimo e análise de sensibilidade;

- Variantes do método de pontos interiores e análise de sensibilidade.

2º Semestre / 2008.

Cursou a matéria Análise de Estabilidade em Sistemas Elétricos de Potência com os seguintes assuntos:

- Aspectos gerais da estabilidade de sistemas elétricos de potência. Modelos dos componentes do sistema para efeito da análise de estabilidade. Estabilidade transitória: uma máquina contra um barramento infinito e critério das áreas iguais. Estabilidade transitória em sistemas multimáquinas. Método de Lyapunov e métodos energéticos. Análise da estabilidade devido a pequenas perturbações. Estabilidade de tensão.

1º Semestre / 2009.

Na matéria Redes Neurais Artificiais pode relacionar vários assuntos reais do nosso dia-dia com aplicação destas redes em linguagem de programação do Matlab, como a seguir:

Introdução e motivação; Base biológica: Princípios de redes neurais artificiais; Primeiras redes adaptativas; Redes de múltiplas camadas com aprendizagem supervisionada; Redes recorrentes, Modelos de memória associativa; Aprendizagem por reforço; Máquinas estocásticas; Aplicações em sistemas de Controle; Aplicações em sistemas Elétricos de potência, Implementações em hardware.

2º Semestre / 2009.

Cursou a matéria Qualidade de Energia:

Conteúdo programático: Setor da energia elétrica, Termos e definições, Classificação dos Distúrbios, Fontes Geradoras de Harmônicas, Normas sobre Limites para Componentes Harmônicas, Efeitos e Eliminação Harmônicas, Analisadores Dedicados e Processamento Digital de Sinais.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES – TREINAMENTOS / CURSOS:

Treinamento nos reles de Proteção e Controle ABB – REC 670, RET 670 e REL 670 (Carga horária: 50hs). ABB.

Treinamento em Proteção do Sistema Elétrico de Potência (Carga horária: 24hs).
CONPROVE ENGENHARIA

Treinamento em Proteção Sistema Elétrico de Potência - Operação. (Carga horária: 40hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Redes Neurais Artificiais. (Carga horária: 120hs). Unesp Campus Bauru-Faculdade Engenharia Elétrica, UNESP/FEB, Brasil.

Estabilidade em Sistemas Elétricos de Potência. (Carga horária: 120hs). Unesp Campus Bauru-Faculdade Engenharia Elétrica, UNESP/FEB, Brasil.

Despacho e Pré - Despacho de Geração. (Carga horária: 120hs). Unesp Campus Bauru-Faculdade Engenharia Elétrica, UNESP/FEB, Brasil.

Qualidade de Energia. (Carga horária: 120hs). Unesp Campus Bauru-Faculdade Engenharia Elétrica, UNESP/FEB, Brasil.

Formação de Instrutores Colaboradores. (Carga horária: 36hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Metrologia e os Sistemas da Qualidade. (Carga horária: 32hs). Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, LACTEC, Brasil.

Controle Estatístico de Processos para Serviços. (Carga horária: 24hs). FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL, FDG, Brasil.

Básico para Operadores de Subestações e Usinas. (Carga horária: 144hs). Companhia Energética de São Paulo, CESP, Brasil.

Básico para Operadores de Subestações e Usinas. (Carga horária: 72hs). Companhia Energética de São Paulo, CESP, Brasil.
Implementando a ISO 9000 - Versão 2000. (Carga horária: 16hs). FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL, FDG, Brasil.

ISO 14001 - Programa de conscientização Ambiental. (Carga horária: 08hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, São Paulo, Brasil.

Programa de Conscientização Ambiental. (Carga horária: 4h). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Norma Regulamentadora Nº 10 - Seg. Serviços Energ. (Carga horária: 20hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Treinamento NR-10/Curso Complementar - Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades. (Carga horária: 40hs). Fundação COGE, Brasil.

Prevenção de Acidentes. (Carga horária: 4hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Combate à Incêndio. (Carga horária: 4hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Primeiros Socorros. (Carga horária: 8hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Segurança do Trabalho em Instalações do Sistema. (Carga horária: 04hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, São Paulo, Brasil.

Segurança do Comissionamento de Instalações. (Carga horária: 4hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Sinalização de Segurança. (Carga horária: 4hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Impedimento de Equipamento e ou Inst. Execução Serviços. (Carga horária: 16hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, São Paulo, Brasil.

Restabelecimento de Instalação a Nível de Área. (Carga horária: 8hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Localização de Faltas Permanentes em Linhas de Transmissão - LT's. (Carga horária: 4hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Identificação de Circuito de Corrente Contínua - CC - Neg. ou Pos. à Terra. (Carga horária: 4hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Sinalizações no Sistema de Teleproteção. (Carga horária: 4h). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Leituras de Grandezas Eletromecânicas nas SE's. (Carga horária: 4h). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Atualização de Manuais de Operação de SE's. (Carga horária: 4hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Controle de Carregamento Transformadores. (Carga horária: 4hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Programação e Realização de Visitas às Instalações da CTEEP. (Carga horária: 4hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Atuação de Proteção de Transformadores. (Carga horária: 4hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Telecomando do Sistema de Supervisão e Controle –SSC. (Carga horária: 4hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Identificação de Cubículos e Painéis. (Carga horária: 4hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Programação de Impedimento Operativo. (Carga horária: 4hs). Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, CTEEP, Brasil.

Informações profissionais

Desenvolvi minha carreira na área de Sistemas de Potência e pretendo adquirir novos conhecimentos e experiência profissional já que possuo uma boa vivência (11 anos) na de Área de Análise da Operação do Sistema Elétrico da CTEEP no Centro Regional de Operação de Bauru (CROB), e mais 8 anos na Área de Manutenção Comandos Controle Proteção e Telecomunicação - SPAT na Gerência Regional de Bauru.

Participação na implementação da ISO 9001/2000, como técnico responsável pela metrologia.

Vivencia diária com manutenção e acompanhamento de montagem de painéis de comandos de subestações, ajustes e ensaios / comissionamento de proteção de linhas de transmissão / transformadores / reatores / capacitores.

Com certeza vou satisfazer suas necessidades pois tenho um dinamismo e entusiasmo muito grande. Desse modo, gostaria que minhas possibilidades fossem analisadas, para que possa oferecer um trabalho voltado a resultados efetivos. Terei prazer em expor minha atuação e experiência profissional, colocando-me à disposição para informações adicionais que se fizerem necessárias.

Atenciosamente,

Silvio Spazzini

Local - Bauru Data - 31 / 07 / 2017

Experiência profissional anterior

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

EMPRESA: CESP / ISA – CTEEP – Período de 28/101996 à 09/01/2015 (19 anos )

Dispensa sem justa causa: 09 /01/ 2015

ULTIMO CARGO: Técnico Pleno em Eletricidade (Eletrotécnica)

TEMPO NO CARGO: Maio / 2007 à Janeiro / 2015

PRINCIPAIS ATIVIDADES EXERCIDAS:

Sete anos e oito meses de experiência como Técnico Pleno em Eletricidade na seção de Comandos Controle Proteção e Telecomunicação - SPAT da Divisão Regional Bauru - OMB.

Atuação: SEs 440 / 230 / 138 / 88 / 69 kV

- Executar ou acompanhar a execução de instalações ou manutenções elétricas, preventivas e corretivas, de equipamentos de comandos/controles, sistemas de proteção, sistemas de medição de controle e de faturamento, oscilografia, micrográficos e/ou baterias/retificadores, atuando na montagem e desmontagem de seus componentes, tendo por base plantas, esquemas e rotinas pré-estabelecidas, e mediante instrumentos adequados (osciloscópio, voltímetro, eletrônico, maleta de testes para VHF, entre outros), para o adequado funcionamento dos equipamentos;

- Quando necessário, efetuar reparos ou substituições de componentes danificados, objetivando diminuir o tempo de interrupção dos equipamentos;

- Fiscalizar o andamento dos serviços, transcrevendo dados técnicos recebidos dos vários postos de montagem, comparando-os com os projetos correspondentes e emitindo pareceres quanto a qualidade dos serviços realizados e os tempos previstos aos seus términos, a fim de propiciar o acompanhamento e a avaliação gradativa das montagens e desmontagens;

- Programar e recomendar prazos de execução das montagens e desmontagens de equipamentos em conjunto com outros técnicos, para manutenções elétricas das máquinas, equipamentos, aparelhos e de sistemas de proteção e medição, prevendo as fases de lubrificação, medição, testes, ajustes, aferição, recuperação ou reposição de peças, com vistas a obter melhoria na performance dos equipamentos e máquinas;

- Realizar e interpretar desenhos técnicos, especificação e catálogos de fabricantes de equipamentos adquiridos pela Companhia.

OUTRAS ATIVIDADES EXERCIDAS NA EMPRESA - CTEEP:

CARGO: Técnico de Operação

TEMPO NO CARGO (conforme carteira): Setembro / 2001 à Abril / 2007

PRINCIPAIS ATIVIDADES EXERCIDAS:

Cinco anos de experiência como Técnico de Operação na Área de Análise (pós-operação) do Centro Regional de Operação – Bauru (CROB).

Atuação: Sistema Elétrico Interligado Nacional - SIN

- Conhecimento e vivência diária na distribuição e controle das Instruções e Documentos Operativos do ONS com envolvimento da CTEEP (IO-CG, IO-EE, IO-OC, IO-OI, IO-ON, IO-PD, IO-PM, IO-RR, IOG, IOS, RO-EP, RO-MP, RO-RR, RT-CT, MPO, Procedimento de Rede, Relatórios ONS, Boletim Diário);

- Elaboração e coordenação de treinamentos de normas e instruções da CTEEP;

- Implantação da ISO 9001/2000 escopo: Coordenação, Supervisão e Controle (SSC) do Sistema Elétrico da CTEEP;

- Membro titular no SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade) responsável pelos itens calibração e aquisição conforme a norma ISO 9001/2000;

- Representante de CIPA indicado pela Empresa;

- Realização de inspeções nas subestações, levantando as anormalidades dos equipamentos e processos da operação do sistema;

- Elaboração de contratos de aquisição e dos procedimentos e registros de calibração dos equipamentos dos sistemas de equipamentos envolvidos na ISO 9001;

- Elaboração de treinamentos práticos de recomposição das áreas 138 kV e corredores 440 kV do sistema;

- Reciclagem de instruções operativas e acordos operativos;

- Estudos de carregamento de transformadores;

- Estudos de transferência de SEs sem pique;

- Estudos para manobras em seccionadoras;

- Gerenciamento das anomalias dos equipamentos do sistema elétrico;

- Treinamento e instalação de SEs móveis;

- Acordos operativos relacionados com outras empresas;

- Análise do sistema e dos equipamentos de proteção após perturbações;

- Implantação e treinamento do software de detecção de descargas atmosféricas (SisRaios) em SE's e linhas de transmissão auxiliando na análise das causas de perturbações;

- Elaboração de relatórios de perturbações;

CARGO: Operador de Subestação e Usina

TEMPO NO CARGO (conforme carteira): Outubro /1996 à Agosto / 2001

PRINCIPAIS ATIVIDADES EXERCIDAS:

Quatro anos de experiência como Operador de Subestação da Rede Básica, operando com o Centro Regional de Operação Bauru - CROB, no Sistema Interligado Nacional - SIN

Atuação: - SE Botucatu 230 kV

- Acompanhamento de controle de tensão da SE e da área de transmissão da CTEEP;

- Supervisão de carregamento dos equipamentos da SE;

- Efetuar o controle dos impedimentos operativos dos equipamentos na SE;

- Realizar manobras em tempo real de liberação/normalização de equipamentos para manutenção como transformadores, disjuntores, seccionadoras e teleproteções;

- Recomposição da subestação após perturbações no sistema conforme instruções vigentes na CTEEP;

- Efetuar contatos necessários com equipes de apoio/manutenção no campo;

- Conferir processos de liberação de equipamentos/instalação de modo a preservar confiabilidade do sistema elétrico.

OUTRAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:

ELÈTRICA PELISSON - Empreiteira da CPFL - Paulista, projeto, execução e manutenção.
CARGO: Engenheiro de Projetos _Autônomo
TEMPO NO CARGO: 18 meses - Abril de 1995 – setembro de 1996 - Botucatu e Região

FEPASA – FERROVIA PAULISTA

Estágio em Engenharia Elétrica – Na área de manutenção elétrica de subestações e locomotivas elétricas e diesel.
TEMPO: 11 meses – Fevereiro de 1994 – Dezembro de 1994 - Botucatu e Região

Idiomas

Línguas:

Espanhol: leitura intermediária, escrita básica, conversação intermediária.

Inglês: leitura intermediária, escrita intermediária, conversação básica.


Cadastre seu currículo gratuitamente

Veja também



 

x

Divulgue seu produto no maior site do setor metal mecânico.

R$