por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   05/01/2022

O Óleo Lubrificante Hidráulico e sua importância para as aplicações industriais

O óleo lubrificante hidráulico tem como a sua principal função a da transmissão de força para a movimentação de equipamentos. O óleo hidráulico também serve para lubrificar e aumentar a vida útil dos componentes de máquinas hidráulicas. Como é um lubrificante que atua em um sistema fechado, e muito importante que este tipo produto não ataque as vedações do sistema, por isso, é fundamental a escolha do fluído hidráulico correto para cada tipo de operação. 

Tipos de óleo lubrificante hidráulico

O óleo lubrificante hidráulico pode ser de origem mineral ou sintética, sendo formulado através da mistura de óleo lubrificante base, como um pacote de aditivos, que são empregados de acordo com o trabalho que lubrificante deverá ser submetido. Um óleo hidráulico para injetora recebe uma aditivação diferenciada de um óleo para macaco hidráulico ou de um fluído hidráulico resistente ao fogo

Entre os aditivos mais comuns encontrados na formulação de um lubrificante para cilindro hidráulico, podemos citar: 

  • aditivos de EP (de extrema pressão);
  • de para a manutenção da estabilidade térmica;
  • redutores do ponto de fluidez;
  • melhoradores do índice de viscosidade;
  • inibidores de corrosão e antioxidantes;
  • detergentes;
  • antiespumantes.

Esses aditivos são fundamentais para o óleo lubrificante hidráulico, pois em eles, os sistemas hidráulicos tendem a apresentar problemas, como vazamentos constantes, travamentos, redução da vida útil, perda de viscosidade, baixa demulsibilidade, instabilidade térmica, formação de depósitos do lubrificante e vernizes, além de estarem mais propensos às contaminações. São estes aditivos que irão determinar a função que o fluido hidráulico irá desempenhar.


Continua depois da publicidade


O lubrificante hidráulico mais utilizado é o óleo hidráulico mineral, formulado com óleos básicos derivados do petróleo, sendo disponibilizado em uma enorme gama de viscosidades e apresentando um baixo custo. Para operações onde os equipamentos operam sob altas temperaturas, utiliza se o óleo hidráulico resistente ao fogo, que é um lubrificante sintético de base vegetal. Em equipamentos onde deve-se evitar a contaminação do meio ambiente, notadamente os usados pelo segmento agrícola e na mineração, é empregado um óleo hidráulico biodegradável formulado a base de ésteres. 

Como escolher o melhor óleo hidráulico industrial?

Como regra, para escolher um óleo hidráulico industrial, primeiro deve-se consultar o manual do equipamento, pois neste há a indicação do tipo do lubrificante, de base mineral ou sintética, e a sua viscosidade. Caso não exista essa informação, deverá se observar se o sistema requer um fluído hidráulico resistente ao fogo. Se não for necessário, o mais recomendado, por razões econômicas, é utilizar um óleo hidráulico mineral

Após a seleção do tipo de óleo lubrificante hidráulico é preciso conhecer as propriedades físicas e características de desempenho do produto que atenderá aos requisitos da operação.

A viscosidade é a mais importante propriedade de um lubrificante hidráulico. Ela afeta diretamente a eficiência do sistema. Todos os fabricantes especificam os limites de viscosidade para a operação do seu equipamento. Muitos equipamentos são dotados de bomba, que é o componente mais crítico, devido a sua importância no sistema, com isso, os fabricantes determinam viscosidades limites máximas de partida e mínimas de operação. 

Os requisitos de viscosidade estabelecidos pelos fabricantes são medidos pela classificação ISO VG, sendo que cada sistema hidráulico tem sua viscosidade adequada às condições operacionais, mas é a lubrificação da bomba hidráulica que orienta a seleção da viscosidade.

Como já dissemos, o maior consumo de óleo lubrificante hidráulico utilizado pelas indústrias é o de base mineral devido ao seu baixo custo, sendo o lubrificante mais consumido o óleo hidráulico 68. O popularmente chamado de hidráulico 68 é formulado com óleos minerais com alto grau de refinação e aditivos, mas existem diversos tipos de lubrificantes hidráulicos minerais de acordo com o tipo de óleo base empregado na sua produção. que conferem resistência a oxidação, ação antidesgaste, lubrificação e inibidores de 

Um óleo básico base mais saturado proporciona um óleo hidráulico mineral com desempenho melhor e maior resistência à oxidação, além de outros benefícios, propiciando um lubrificante de maior qualidade e desempenho.

Quando comparamos um óleo hidráulico mineral produzido com óleos básicos do Grupo I com outro fluído hidráulico formulado com óleos básicos do Grupo II, os lubrificantes terão desempenhos diferentes em virtude do grau de saturação do óleo básico.

O fluído hidráulico resistente ao fogo é um óleo hidráulico sintético de base vegetal indicado para as operações onde se necessita do uso de um lubrificante que evite a propagação do fogo caso ocorra o rompimento de uma linha ou tubulação do equipamento. Devido às suas características, é um óleo hidráulico sintético que atua como um fluido autoextinguível quanto em contato como uma chama ou uma alta fonte de calor.

Com a crescente a preocupação com as contaminações ao meio ambiente e ao próprio ser humano, a partir dos anos 2.000, passou a ter maior participação no mercado, o óleo hidráulico sintético com formulação feita a base de ésteres, que propiciou o bom funcionamento dos sistemas hidráulicos por longos períodos. Devido ao seu elevado custo, a sua utilização apesar de crescente, ainda é restrita a aplicações específicas.

Por serem biodegradáveis, o maior consumo de lubrificante hidráulico sintético ocorre junto aos equipamentos voltados para o atendimento do agronegócio.

Onde encontrar o Óleo Lubrificante Hidráulico de melhor qualidade?

Saiba que a CADIUM possui uma completa linha óleo hidráulico industrial para o atendimento das mais diversas aplicações e equipamentos. Desde o fluído hidráulico resistente ao fogo, o óleo hidráulico mineral e o fluído hidráulico sintético, todos disponível em diversas viscosidades, além do óleo hidráulico para perfuratriz pneumática de percussão. Precisando de um óleo lubrificante hidráulico para o seu equipamento não deixe de consultar a CADIUM através do e-mail [email protected], ou pelos nossos telefones 11-4047-9292 (PABX) / 11-97130-3099 (WhatsApp).

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.