Logomarca Indústria 4.0

ERP Online: como a Indústria 4.0 impacta em mudanças no ERP?

Por: MXM Sistemas S/A      14/08/2019

A Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, é percebida por meio da entrada de novas tecnologias digitais que otimizam a produtividade dos processos de fábricas e, por extensão, de empresas de todos os segmentos. Isso inclui softwares de gestão, como o ERP online, que garante maior inteligência ao sistema, ampliando suas possibilidades de aplicação.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é o ERP online e como ele está ligado às mudanças da Indústria 4.0. Saiba mais!

O que é um ERP online?

Primeiramente, vale lembrar que ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, definido como um sistema de gestão integrado que unifica diversos processos de uma empresa. Ele pode funcionar a partir de uma instalação local em um computador, que é a forma mais tradicional, ou pode ser acessado via web, ou seja, pelo navegador da internet. Esse é o ERP online.

Assim, o ERP online não precisa ser instalado em uma máquina. O fornecedor entrega o serviço em forma de uma assinatura e a empresa só paga pelos recursos que necessita e pelo número de usuários que terão acesso ao sistema. Isso torna o sistema totalmente escalável, adequando-se perfeitamente à demanda do negócio.

O ERP online também garante mobilidade. E o que isso quer dizer? Por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, é possível acessar o sistema, de modo que ele não fica restrito às paredes da empresa.

Essa evolução do ERP tradicional para modelos online é fruto das ferramentas que fazem parte da Indústria 4.0. Entenda melhor essa relação!

Qual o impacto da Indústria 4.0 na evolução dos ERPs?

Inteligência de processos, ERPs e Indústria 4.0 são conceitos correlacionados. A Quarta Revolução Industrial chegou repleta de tecnologias que permitem alcançar níveis muito superiores de produtividade dentro do ambiente corporativo. Conheça alguns desses impactos!

ERPs que operam em nuvem

Uma das principais evoluções dos ERPs é sua capacidade de operar na nuvem, ou seja, em servidores remotos. Dessa forma, podem ser acessados a distância, sem precisar de uma instalação local. Esse modelo garante ao gestor a possibilidade de controlar em tempo real todos os processos corporativos, como inserir, visualizar e analisar dados.


Continua depois da publicidade


Os dados coletados são agrupados e traduzidos para uma simples visualização em dashboards. O recurso permite que decisões rápidas e mais estratégicas sejam tomadas pela gestão.

Conectividade

Um dos grandes benefícios da Indústria 4.0 é a conexão possível entre colaboradores, maquinários e a rede. O sistema de gestão pode trocar informações com a Internet das Coisas, sem que seja necessário o funcionário se locomover a fim de detectar falhas em equipamentos ou monitorar o andamento das operações.

Dessa forma, todos os pontos de contato da empresa ficam interconectados. O canal de inserção de dados no ERP se amplia, podendo partir de sensores, câmeras e outros dispositivos no ambiente de trabalho.

Divisão em módulos que otimizam o uso do sistema

A modularidade do sistema ERP permite que a implantação do sistema seja feita em etapas, começando pela partes mais críticas e otimizando os recursos. Dessa forma, reduzem-se os gastos de tempo, energia e dinheiro.

Descentralização dos processos e dos dados

O controle e o acesso aos dados deixam de ficar restritos à instalação local. Essa facilidade permite que as decisões sejam tomadas por meio da integração com o analytics, um método que proporciona mais agilidade e confiabilidade à análise.

A indústria 4.0 tem garantido a evolução dos sistemas de gestão, sendo o ERP online um dos seus principais ganhos no gerenciamento de processos em indústrias e empresas. Adotar um sistema web, sempre conectado, traz muitas vantagens ao negócio, tornando-o mais produtivo e lucrativo.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

MXM Sistemas S/A

MXM Sistemas S/A

Empresa brasileira desenvolvedora de soluções empresarias para médias e grandes empresas nacionais ou multinacionais.