Logomarca Indústria 4.0

Indústria 4.0 e Logística 4.0 andam juntas

Dentro do processo evolutivo da Indústria, as atividades e processos logísticos também precisaram ir se aprimorando. Logo, Industria 4.0 e Logística 4.0 andam juntas.

Por: H. Meirim      11/10/2018

A indústria mundial tem passado por transformações ao longo dos últimos séculos e a logística vem acompanhando esta evolução, pois precisa suportar, ao longo da cadeia (fornecedores-clientes) todas as inovações e mudanças que se fazem necessárias.

Apenas para contextualizar, as transformações na Indústria podem ser divididas em 4 estágios, a saber:

  • Indústria 1.0 - No Séc XIX, tivemos a Revolução Industrial. O surgimento da máquina a vapor possibilitou o crescimento capacidade produtiva e de transportes;
  • Indústria 2.0 – Início 1900 - Produção em massa, Multiplicação volume produzido, Especialização mão de obra, Eficiência operacional e foco em Qualidade e Produtividade;
  • Indústria 3.0 - Déc 60 - Revolução Digital - Tecnologia digital, Automação, PLC – Controlador Lógico Programável e Aumento capacidades operacionais com eficiência
  • Indústria 4.0 - 4ª. Revolução Industrial - Caracterizada pelos incríveis avanços da tecnologia da informação ao longo de toda a Cadeia de Suprimentos.

Dentro deste processo evolutivo da Indústria, as atividades e processos logísticos também precisaram ir se aprimorando. Logo, Indústria 4.0 e Logística 4.0 andam juntas.

Em 2005, Thomas L Friedman, em seu livro “O Mundo é Plano”, destacava que “a conectividade entre máquinas, sistemas e produtos, possibilitaria as empresas criarem redes inteligentes ao longo de sua cadeia de suprimento”.

“Indústria 4.0” representa uma descontinuidade do modelo de produção até então vigente, pois este novo modelo de produção se concentra no desenvolvimento de novos produtos e processos derivados dos avanços ocorridos na fronteira da ciência, como a convergência entre informação, nano, bio e neuro-cogno tecnologias.


Continua depois da publicidade


Em termos logísticos, os fabricantes terão um desafio que vai além da fronteira da sua empresa. Precisarão desenvolver verdadeiras “redes inteligentes”, que serão incorporadas às cadeias de suprimentos e consequentemente aos ambientes de manufatura;

Acreditamos que, o maior desafio a ser enfrentado para se ter uma logística correspondente aos ganhos de produtividade na fabricação, estarão cada vez mais em otimizar os processos internos e entender como melhorar os processos extra muros (da porta da fábrica para fora, até o consumidor).

Por isso, será necessário desenvolver soluções tecnologicamente adequadas para a cadeia de suprimentos onde a empresa atua. Isso pressupões a necessidade de avaliação de plataformas tecnológicas, protocolos de comunicação e parceiros que possam suportar todo este processo.

Por estas plataformas deverão ser movimentados os produtos e informações da Indústria 4.0, cuja produção utiliza máquinas controladas por computadores, robótica colaborativa (robotização de linhas de produção), impressões tridimensionais para a fabricação de produtos, bem como componentes para a produção inteligente.

No Brasil, temos grandes desafios para implementar muitos dos processos mencionados anteriormente. Entretanto, podemos também entender que estes desafios irão gerar grandes oportunidades para as empresas e profissionais que buscarem sair na frente, estudando e buscando implementar processos que estejam alinhados com estas novas tendências.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

H. Meirim

H. Meirim

Hélio Meirim é CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administrador é fundador do Clube da Supply Chain, Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante