Logomarca Indústria 4.0

5 maneiras como o BI pode revolucionar a indústria

CTO explica como o Business Intelligence traz ganhos em gestão financeira, ganho de eficiência, produtividade e competitividade ao setor de manufatura.

Por: Augusto Fleck      27/07/2018

O crescimento tecnológico nos últimos 15 anos teve efeitos gigantescos no cenário industrial. Inovações como conectividade, análise de dados e outras transformaram a maneira como empresas de manufatura lidam com suas operações. Hoje, organizações que não estão atentas à digitalização perdem dinheiro e competitividade de forma galopante.

Do acompanhamento dos funcionários à gestão de processos, suprimentos, produção e logística, a indústria é um dos segmentos que mais precisa de dados para ser bem gerida. Por isso, é uma das verticais que mais tem a ganhar com a tecnologia de Business Inteligence (BI).

A análise é de Augusto Fleck, CTO da BIMachine, empresa especializada em tecnologia de BI e Analytics. "Ferramentas desta natureza podem trazer o diferencial necessário para conferir mais eficiência, flexibilidade e visibilidade, baseando-se na coleta e análise do imenso fluxo de dados - estruturados e não-estruturados - que é produzido nos diversos departamentos de uma companhia", afirma o executivo.

Segundo pesquisa da McKinsey, 69% dos gestores industriais acreditam que o uso de BI e Analytics em áreas como manutenção preditiva de equipamentos, marketing e análise de produtos será crucial para o sucesso dos negócios nos próximos anos, ainda mais quando agregados a tecnologias como Internet das Coisas e bots.

Conforme Fleck, existem ainda outros benefícios que o BI pode trazer à manufatura. A seguir, o CTO lista alguns.

  1. Mais segurança na tomada de decisões

Com a ajuda do BI e sua capacidade analítica dos dados gerados pela empresa, gestores de negócio podem ter um conhecimento mais assertivo da organização, compilando dados de diferentes setores em interfaces simplificadas, com indicadores de performance (KPIs) e resultados. Isso contribui para uma tomada mais segura e informada das decisões, reduzindo o risco estratégico para o negócio.

  1. Mais eficiência operacional

O uso do BI acelera o ritmo de melhoria nos processos internos, por meio da análise rápida de grandes volumes de dados gerados em diversos departamentos. Assim, gestores podem analisar diversos fatores, como performance das equipes, custos , qualidade de produtos, e, a partir disso, melhorar os ambientes e métodos com a alocação apropriada de recursos.


Continua depois da publicidade


Praticamente qualquer processo interno de uma empresa, da gestão da matéria-prima até a entrega do produto final, pode ser simplificado com o BI.

  1. Melhor gestão financeira

As ferramentas de BI podem ser empregadas para analisar lucros e perdas na operação, otimizando recursos e melhorando o retorno sobre o investimento (ROI) realizado. Com estas soluções, é possível identificar novos caminhos para rentabilizar as capacidades produtivas do negócio, assim como reavaliar o custo-benefício de estratégias que estão com rendimento abaixo do esperado.

  1. Maior controle logístico e produtivo

Gerenciar e avaliar a performance de sua logística pode ser muito aprimorada com o uso do BI. Com a análise rápida dos dados, empresas podem ter a agilidade necessária para garantir entregas com a precisão e qualidade adequada. Além disso, diminui-se os riscos de falha nestes processos, resultando também na redução de custos em logística. Novos indicadores de qualidade também podem ser adicionados, como o feedback de clientes.

  1. Qualificação e controle de storage e warehouse

As empresas também podem qualificar o controle de seus estoques com o BI, analisando informações para rastrear e controlar melhor as matérias-primas e lotes de produtos. Estas soluções também podem ser usadas nos testes de novos produtos, colaborando na melhoria de processos e soluções de possíveis problemas na hora de mandá-los para a linha de produção.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Augusto Fleck

CTO da BIMachine, empresa especializada em tecnologia de Business Intelligence.