Logomarca Indústria 4.0

Transformação Digital para Pequenas e Médias Empresas

Por: Myrtna Kumov      07/05/2018

A transformação digital vem revolucionando o nosso mercado e as empresas de manufatura. O impacto é sentido desde a concepção do produto, até a sua comercialização. Além disso, quando incorporamos inteligência aos processos, colocamos no mesmo nível empresas de todos os tamanhos: pequenos, médios ou grandes.

Entre as principais mudanças trazidas pela digitalização, podemos citar:

  • Remoção das barreiras entre fabricante e cliente: o mercado é global e não mais existem limites geográficos.
  • Tecnologia mais acessível: que permite que qualquer player mexa com a lógica de mercado, seja uma jovem start-up ou tradicional indústria. 

No entanto, sabemos que toda essa transformação pode assustar as empresas de menor porte, o que pode ser prejudicial para seu crescimento. Pequenas e médias empresas (PME) podem sim, se beneficiar do complexo mundo da Indústria 4.0. 

Pensando nisso, a Siemens criou uma série de vídeos que busca ajudar o pequeno e médio empreendedor a se apropriar dos avanços tecnológicos que permitem a digitalização. A iniciativa terá 05 episódios com diferentes temas, que irão apresentar como é possível otimizar os processos e ganhar eficiência com soluções acessíveis. 

A websérie, chamada Transformação Digital para Pequenas e Médias Empresas, já está no ar e pode ser acompanhada pelo Youtube, neste link: https://bit.ly/2HJNdMO 

Serão abordados conceitos como: digitalização, inovação, plataformas colaborativas e soluções conectadas. Todas as definições serão devidamente apropriadas aos pequenos e médios negócios. 

Acompanhe a websérie perceba que fazer parte da Indústria 4.0 é muito mais fácil do que se imagina. 

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Myrtna Kumov

Myrtna Kumov

Gerente de Marketing para a América do Sul com experiências prévias em empresas nacionais e multinacionais. Há quase 10 anos estou inserida no mercado de tecnologia, atuando em empresas líderes do segmento.
Atualmente, trabalho com um extenso portfólio de softwares para Engenharia e Manufatura, focada na orientação de marketing para canal de revendas e no desenvolvimento de estratégias para produtos. Minhas atribuições contemplam a gestão de atividades de marketing tradicionais e também digitais.
Entusiasta de tecnologia e inovação, me dedico ao desenvolvimento de novos mercados e adoção de novas tecnologias por startups e empresas de pequeno e médio porte.
Minhas experiências prévias envolvem gestão de crise, gerenciamento de atividades de vendas e marketing, planejamento comercial e geração de novos modelos de negócios.