Tecnologia MBBR ( Moving Bed Biofilm Reactor ) – Reator Biológico de Leito Móvel :

por: Eduardo Kenji Agena

Icon_pdf Visualizar arquivo PDF Enviar e-mail para o autor



Orientadores: Maria da Graça Campos Pimentel

Ano: 2022

Instituições de ensino: USP - Universidade de São Paulo

Páginas: 4

Idioma: Portugues

Notas:

APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA MBBR
A tecnologia MBBR, além de conferir alta qualidade nos sistemas de tratamento de águas e efluentes, também é extremamente versátil em suas aplicações. Ela pode ser utilizada em cidades, aeroportos, condomínios, órgãos públicos, shoppings, atividades militares e diversos outros empreendimentos. A empresa DAS Brasil também projeta sistemas especiais sob medida para atender às necessidades de determinado local e especificidades locais. A companhia emprega a tecnologia MBBR em todos os seus produtos, garantindo um alto padrão para as instalações de empresas, casas e indústrias. Além disso, a empresa DAS Brasil possui suporte técnico em todo o Brasil e no exterior, possibilitando o atendimento nas diversas demandas do mercado. Pela eficiência e eficácia dos processos, os usuários podem usufruir de uma série de vantagens provenientes dos serviços, como economia financeira devido ao atendimento às normas e legislações ambientais vigentes, retorno rápido do investimento feito na tecnologia MBBR e facilidade de operação e manutenção dos equipamentos.




Resumo

A tecnologia MBBR ( Moving Bed Biofilm Reactor ) - reator biológico de leito móvel, uma das melhores tecnologias aplicáveis à depuração da matéria orgânica para soluções para o tratamento de efluentes e tratamento de águas domésticos e industriais – consiste em uma tecnologia que por meio da introdução de pequenos suportes plásticos de baixa densidade, livres e flutuantes ( princípio do antigo brinquedo da década de 1980, o Aquaplay da Brinquedos Estrela ) , as chamadas biomídias, promovem uma extensa superfície de contato que serve simultaneamente para hospedar microrganismos e acumular o lodo bioativado ou chamado de biofilme e é através desta tecnologia que as empresas de tratamento de efluentes e de águas atendem aos padrões mais restritivos das legislações ambientais e normativas atualmente. Utilizando-se da tecnologia MBBR, aliada a uma aeração contínua dos reatores por ar difuso, as soluções com uso da tecnologia MBBR necessitam de apenas 2 horas de detenção hidráulica para o tratamento, reduzindo drasticamente a área ocupada. As ETEs ( Estações de Tratamento de Efluentes )s que utilizam a tecnologia MBBR são totalmente automatizadas e de fácil operação e manutenção devido a dinâmica dos processos que, a partir da oferta de oxigênio, pH e temperaturas controlados e ainda somados a tecnologia MBBR, permitem às unidades de tratamento de águas e efluentes atingirem um alto grau de depuração das cargas e matérias orgânicas em remoção de DBO ( Demanda Bioquímica de Oxigênio ) de até 90%(*).
(*) mediante um sistema primário bem dimensionado, operado e manutenido adequadamente, seguindo os procedimentos, normas e legislações aplicáveis.

Icon_pdf Visualizar arquivo PDF Enviar e-mail para o autor




Comentários



Veja outros trabalhos acadêmicos

Outros conteúdos

Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta