Fonte: DANDOLINI, D.L. Gerenciamento Ambiental em Indústrias Metal-Mecânicas. Florianópolis, 2001. 169p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Dpto. de Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina.

INTRODUÇÃO

O estudo de impacto ambiental é um dos mais importantes instrumentos de defesa do meio ambiente e se fundamenta na obrigatoriedade de se respeitar o meio ambiente e no direito dos cidadãos a participar e à informação.

As avaliações de impacto ambiental são estudos realizados para identificar, prever e interpretar, assim como prevenir as conseqüências ou efeitos ambientais que determinadas ações, planos, programas ou projetos podem causar à saúde, ao bem estar humano e ao entorno (Pacheco, 2000)

Segundo a Norma ISO 14001, Aspecto Ambiental é todo elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Já Impacto Ambiental é qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização.

Apresentamos abaixo um fluxograma representativo das etapas de produção em empresas do setor Metal Mecânico, assim como o que denominamos Setor de Apoio, que inclui as atividades de laboratório, alimentação, higiene e escritório.

Para conhecer os aspectos ambientais de cada etapa, clique na caixa correspondente.
Tópicos: