Navistar constrói fábrica com ajuda da Autodesk

A montadora Navistar utilizou o programa para criar sua nova fábrica no País, que produzirá caminhões da marca International

A nova fábrica da Navistar no Brasil, que produzirá os caminhões da marca International, já está pronta - pelo menos na versão digital em 3D. A montadora é a primeira empresa no País a utilizar o programa Factory Design Suite, software para criação de layout de fábrica em 3D, incluindo simulação de funcionamento, uma das novas soluções da Autodesk, empresa conhecida na comunidade de engenharia pelo seu software de design AutoCAD, lançado há 30 anos.

Segundo o gerente executivo de soluções para manufatura da Autodesk do Brasil, Jeferson Stutz, a empresa já utilizava o produto AutoCAD 2D, o que facilitou a migração para o software em 3D. 
 
“Com as propriedades do Factory Design Suite, é possível visualizar e continuar a desenvolver os projetos iniciados em 2D para o 3D, porque o programa permite a sincronização dos dados nessas duas plataformas”, explica. 
 
Stutz diz que a Autodesk tem investido na inovação de seus softwares, principalmente nas funcionalidades de simulação para oferecer aos clientes a oportunidade de redução de custo por meio da análise e melhoria de layouts antes de construir ou produzir. 
 
O novo software permite a modelagem e visualização do layout e simulação do funcionamento de cada célula da fábrica, incluindo o processo logístico de chegada e despacho de produtos nas linhas de produção. No caso da Navistar, a empresa criou a fábrica digital desde o processo de montagem até a infraestrutura interna e externa do complexo industrial. 
 
Além disso, é possível compartilhar parte do projeto desenvolvido em 3D na plataforma de nuvem. “Entre as funcionalidades que podem ser utilizadas na nuvem estão a disponibilidade dos arquivos para visualização e revisão, gerenciamento de dados de projeto, análise de melhorias e renderização, que é a geração de imagens foto realísticas”, acrescenta Stutz. 
 
Apesar de estar pronta em sua forma digital, a nova fábrica da Navistar que deve ser instalada no Brasil ainda não teve seu local de construção divulgado. A montadora prevê o investimento de US$ 200 milhões na unidade.
 
Veja o vídeo (em inglês) da Autodesk de exemplo do funcionamento do software Factory Design Suite aqui.
 
Por Sueli Reis/ Automotive Business