BMW deve anunciar nova fábrica no Brasil em 30 dias

O presidente da BMW não falou sobre o local do projeto, porém Santa Catarina é o estado mais cotado

Com o governo prestes a regulamentar o novo regime automotivo - incluindo as regras para as empresas que se instalarem no Brasil a partir do ano que vem -, a BMW está muito perto de anunciar a construção de uma fábrica no país.

Ontem, 14, o presidente da BMW no Brasil, Henning Dornbusch, disse que o projeto está bem encaminhado e a decisão sobre o investimento será tomada nos próximos 30 dias. Por sua vez, o governo de Santa Catarina - o Estado mais cotado a receber o empreendimento - espera formalizar um acordo com a montadora alemã na próxima terça-feira, prevendo a instalação da fábrica em Araquari, no Norte Catarinense em um terreno que já foi apresentado ao grupo automotivo.
 
Dornbusch, contudo, evitou falar sobre o local do projeto, após participar de congresso sobre carros elétricos na capital paulista. "Não gostaria de falar sobre localização porque existe muita especulação", disse o executivo. No momento, a companhia espera uma definição das regras do governo federal para a nacionalização da produção, o que, segundo o executivo, pode ter impacto sobre o custo do projeto.
 
A intenção do governo federal no novo regime automotivo é induzir a utilização intensiva de conteúdo local na fabricação de automóveis, assim como investimentos em inovação e engenharia, além da realização no país de um maior número de processos produtivos. Adicionalmente, as montadoras terão de cumprir com limites nas emissões de poluentes para não pagar mais imposto.
 
Desde dezembro, os carros de baixo conteúdo regional pagam 30 pontos adicionais no recolhimento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), medida que atingiu em cheio as importações de veículos. Dornbusch disse que a BMW trabalha com a expectativa de queda de 30% nas vendas de carros da marca no Brasil em 2012.
 
Segundo a Abeiva, entidade que representa as importadoras de carros independentes que comercializam marcas sem fábricas no Brasil, as vendas caíram 41,5% em julho, na comparação com o registrado em igual período do ano passado.

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