Fotini apresenta software ERP especializado em aviação e defesa

Fotini aposta em sistema de gestão empresarial aderente as certificações da indústria de Aviação e Defesa

Com a experiência no gerenciamento de produtos e processos na área de aviação e defesa com a Honeywell Aerospace, Dresse-Rand e GE Aviation, a Fotini, representante na América Latina da americana Glovia Internacional, uma subsidiária da Fujitsu, acredita que há bastante espaço para crescimento no Brasil. A Fotini é responsável pela distribuição do software ERP Glovia, já adotado por indústrias do setor metalmecânico, mas nenhuma dentro do segmento de aviação e defesa, especialidade do software. 

“As normas do setor de Aviação e Defesa são extremamente complexas e abrangentes, como por exemplo, estar sob as certificações da AS9100 – Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade para Projeto e/ou Manufatura de Produtos Aeroespaciais – que exerce rigoroso controle e diretrizes para gestão da qualidade, que inclui o gerenciamento completo de configuração”, afirma Davi Floriano, Diretor de Vendas e Marketing da Fotini.
 
A larga cadeia de fornecedores que envolve o setor de aviação e defesa é o motivo para considerar o Brasil como um grande potencial consumidor para o software. “A manufatura em Aviação e Defesa possui um modelo especial de produção. Por exemplo, pode existir um projeto principal e uma série de subprojetos para fabricação de uma aeronave. E, para gerenciar tudo isso existe várias complicações, como fatores de gestão de parceiros, serviços, acompanhamento de custos, atividades e prazos, entre outros. 
 
A presença da empresa no Brasil recebeu um forte investimento entre 2005 e 2008 para a criação de um módulo fiscal específico para legislação brasileira. "A tributação no Brasil é muito mais complexa do que nos Estados Unidos ou na Europa. Aqui a variedade de impostos é muito grande", diz David Floriano. A empresa já possui contratos com clientes da indústria metalmecânica, mas nenhum ligado à avião e defesa. "Estamos em contato com grandes fabricantes no Brasil, mas ainda não está nada fechado", conta o gerente de marketing. 

Tópicos: