Seco Tools investe em inovação para brochamento

Pesquisas iniciaram nos anos 90 e empresa vê muito potencial para crescimento

Com alta demanda de mercado por novas fábricas de motores a jato e novas usinas, os fabricantes que atendem a esses mercados enfrentam uma pressão cada vez maior para otimizar a produtividade. Um dos processos mais difíceis e demorados, relevante para esses componentes, consiste em canais de raiz da lâmina de brochamento nos discos de turbina. 

Historicamente, as ferramentas de brochamento eram feitas de aço de alta velocidade (HSS), um material relativamente leve se comparado ao titânio e às ligas de alta temperatura normalmente usadas para fazer discos de turbina. Como resultado, é necessário usar vários conjuntos de mandris para concluir uma operação de fabricação, e os fabricantes precisam, com frequência, executar o reesmerilhamento. Isso leva a enormes estoques de ferramentas e torna o processo lento, gerando custos elevados para os fabricantes. 
 
Em comparação às ferramentas tradicionais HSS, o sistema de brochamento indexável da Seco Tool oferece benefícios substanciais de aumento da velocidade de corte e eliminação de operações de reesmerilhamento. É possível aumentar a velocidade de corte em até 400% em aço e em até cinco vezes nas ligas a base de níquel. O sistema de fixação pode cortar até mais rápido, mas a velocidade máxima das máquinas atuais de brochamento limita os resultados. 
 
Normalmente lembrando a forma de um abeto ou incorporando um perfil de ensambladura, os canais de raiz aceitam o pé de encaixe das lâminas da turbina para suportá-las com segurança no lugar. A mandrilagem linear, ou brochamento, oferece o processo mais eficiente e produtivo para produzir esses recursos. Com esse processo, um mandril contendo uma série de dentes remove o metal do disco. Os dentes variam em tamanho e formato, afilando-se progressivamente até que a peça fique no formato final desejado. 
 
O desenvolvimento de um sistema de mandrilagem indexável no final dos anos 90 na Seco Tools. O primeiro grande sucesso ocorreu em 2004, com a solução brochamento indexável para uma grande empresa de geração de energia na Suécia. Depois desse sucesso, a Seco foi expandida para o setor aeroespacial.
 
As vendas da Seco neste segmento continuam a crescer anualmente em relação à geração de energia e nos segmentos aeroespaciais. No futuro, há grande potencial para essa área ainda não explorada e para a instalação principal de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para essa tecnologia na fábrica da Seco em Arboga (Suécia). A equipe de Arboga recentemente concluiu um trabalho sobre a nova variedade de pastilhas de diversos ângulos para adicionar os tipos anteriores de fresas de disco da pastilha e, em breve, lançará uma ferramenta semi-pronta para complementar a fresa sólida Jabro para recursos de acabamento do cortador de abetos. 
 

Tópicos: