Index Traub lança primeiro torno de nova linha de máquinas pesadas

Fábrica brasileira será centro de competência e pólo de exportação para as demais unidades

O primeiro torno multitarefa da nova linha de máquinas para usinagem pesada da Index Traub está em exposição no estande da empresa na Feira da Mecânica. A  nova linha IT está sendo desenvolvida somente no Brasil para renovação do portfólio da Index até 2014, quando a empresa completa 100 anos. A estratégia do grupo é que a unidade brasileira
seja um centro de competência e polo de exportação para as demais unidades do grupo.

Para se adequar a nova produção, a fábrica em Sorocaba teve seu layout remodelado e a empresa está adquirindo equipamentos importados para aumentar a produtividade. "Esta é a menor máquina que vamos lançar nessa linha. Seremos responsáveis pela exportação para todo mundo, mas o crescimento do Brasil atraiu a produção para o país" explica a gerente de marketing da empresa, Lívia Kurtz. Até 2014 será lançado o restante da linha, que terá como um dos alvos a indústria energética, de óleo e gás. Durante a feira, a diretoria da matriz na Alemanha visita São Paulo para definir os próximos passos da mudança de portfólio.


O torno universal IT600 possui dois cabeçotes revólveres e até 7 ferramentas acionadas. A movimentação do "eixo y inteligente" permite a execução de operações como fresamento de superfície, furação excêntrica e chaveta. A nova máquina está sendo lançada em duas versões. Uma opção é o cabeçote multifuncional inferior para torneamento interno, carga e descarga automática e função contraponta. E a outra é a contraponta programável para usinagem de peças longas.