Quantidade de estandes para comercialização de máquinas surpreende

Os fabricantes e distribuidores de máquinas vieram em peso para Feira, com 17 estandes em exposição de máquinas fabricadas no Brasil, Taiwan, China, Estados Unidos. Uma das máquinas que tem chamado atenção é uma pequena fresadora apresentada pela fabricante brasileira Tecnodrill. O representante da empresa Sérgio Fraga explica que o projeto da máquina foi pensado para pequenas ferramentarias e pessoas que possuem pouca familiaridade com comandos numéricos e com um baixo custo. As características de spindle com 35 mil RPM e um avanço rápido de 12 metros por minuto acabou atraindo um outro perfil de público. "Grandes empresas que tinham que ocupar uma máquina de grande porte para produzir peças pequenas, acharam vantajoso adquirir a máquina para dividir a produção", conta Fraga.

A Resitron trouxe máquinas de corte a fio e penetração por eletroerosão. As máquinas apresentadas na feira tem financiamento Finame, mas nem toda produção da Resitron é fabricada no Brasil, metade está sendo produzida em Taiwan. Na Suprasonic, uma máquina chinesa de corte a fio é costumeiramente destaque por conta de seu custo benefício. A máquina tem um curso de 250x300, possibilidade de corte com 30º e possui resolução de um mícron.

A Haas espera vender bastante durante a feira por conta de promoções especiais durante o mês. Eles também trouxeram uma máquinas clássicas da sua linha de centros de usinagem vertical. Alexandre Sena, calcula que já foram instaladas 70 máquinas DT-1 no Brasil. A rapidez é o destaque dessa máquina com avanço de 61 metros por minuto em G-0. Já a Benner trouxe o centro de usinagem a61nx da Makino. A máquina é capaz de movimentar simultaneamente os eixos X,Y,Z em conjunto com o movimento de rotação do eixo B. A troca de ferramentas é de 0.9 segundos (tool-to-tool) e de 2.19 segundos (chip-to-chip).

A Cimhsa trouxe oito equipamentos, duas máquinas CNC da marca TRAVIS e seis máquinas convencionais da marca CLEVER. Os destaques são o centro de usinagem M-1000SL marca Travis e a prensa mecânica PMC-63 marca Clever. A Meggaton, empresa dedicada ao mercado de usinagem e ferramentaria com máquinas convencionais e CNC, estão expostas o centro de Usinagem High Speed para grafite CHMER HE65T com spindle HSK40E de 30000 rpm de velocidade e motor de 11kw, e o Centro de usinagem vertical CNC Feeler VM45SA, com cursos de 1100/700/600 mm nos eixos X/Y/Z e 24 ferramentas no trocador do tipo Arm-Type.


Tópicos: