SKA apresenta a nova impressora 3D

A fornecedora de software SKA está expondo pela primeira vez a impressora 3D da Stratasys, representação que a empresa assumiu em janeiro. Na próxima semana o novo escritório da SKA em São Paulo para atender exclusivamente os clientes de impressoras 3D começará suas atividades. Desde que assumiu a nova revenda, já foram comercializadas três máquinas, uma delas para a Marcopolo.

O diretor da SKA, Sigfried Koelln, explica que no primeiro momento o foco será nos clientes da revenda anterior como VW Caminhões, Embraer e GM. Uma das medidas tomadas foi a manutenção da equipe de engenheiros da Sisgraph. A possibilidade de integração total dos processos, do desenvolvimento de projetos em CAD/CAM até o desenvolvimento do protótipo entusiasma Koelln. "Nossa proposta é trabalhar de forma integrada e vender uma solução, não apenas o produto", disse.

O valor dos equipamentos varia de US$ 20 mil a US$ 500 mil. Para quem não deseja investir no equipamento e não possui uma alta demanda por protótipos, também existem empresas e instituições que fazem apenas a prestação de serviços, como o Senai. A SKA revenderá as linhas de pequeno porte, a Uprint e uma das mais vendidas no mundo. A intermediária, Dimension, que atualmente tem sido mais procurada dentro da empresa e a linha Fortus, de grande porte, englobando desde protótipos simples até peças finais e ferramental, a chamada manufatura digital.Os equipamentos trabalham com termoplásticos nobres de engenharia, como ABS, policarbonato, polifenilsulfona e ultem 9085.