Pós-doutorado em metalurgia com Bolsa da FAPESP

O Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade de São Paulo (USP) abriu processo de seleção de um pós-doutorado para o projeto de pesquisa "Produção de ferro primário por tecnologias de auto-redução".

O projeto é apoiado pela FAPESP por meio do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

Uma das etapas do projeto se refere à redução de compósitos de minério de ferro-carbono em fornos rotativos. O candidato selecionado participará na produção, tratamento e avaliação de pelotas compostas, em laboratório e em escala piloto, incluindo o desenvolvimento de equipamentos para o ensaio dinâmico de redução de aglomerados compósitos.

Os candidatos devem ter doutorado em engenharia metalúrgica ou área afim, interesse em metalurgia extrativa e processos industriais e disponibilidade de morar em São Paulo durante os três anos do projeto.

Os candidatos interessados devem enviar currículo e carta de recomendação para o pesquisador responsável pelo projeto, professor Marcelo Breda Mourão, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, até 31 de março de 2012, por e-mail: [email protected].

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.


Tópicos: