Encontro Nacional de Ferramentarias cria entidade nacional do setor

O 4° Encontro Nacional de Ferramentarias (ENAFER), evento paralelo à Intermach 2011, fomentou o debate entre empresários sobre temas estratégicos comuns ao setor ferramenteiro nacional e internacional. Na oportunidade foi criada oficialmente a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (ABINFER), com posse da diretoria eleita.

A importância da criação de uma entidade do setor foi abordada na palestra “A importância de uma associação de ferramentarias para a competitividade do setor nacional”, com o professor Etsujiro Yokota, ex-presidente da Federação Asiática dos Fabricantes de Moldes (FADMA – Federation of Asian Die & Mold Association), e membro da Associação de Fabricantes de Moldes do Japão (JADMA – Japan Die and Mold Association). Ele defendeu que para garantir a competitividade no mercado o setor precisa se estruturar para um atendimento diferenciado aos clientes. “Enquanto a China fornece um produto onde o preço é o principal diferencial, nossos clientes reconhecem o produto do Japão como algo personalizado as suas necessidades e com a qualidade que espera receber”. Diz que o Brasil para precisa se voltar para essa mesma estratégia para manter os clientes fiéis aos seus produtos.

O evento contou também, com a presença do presidente da associação nacional de ferramentarias e máquinas dos EUA, Robert L. Akers Jr. – NTMA (National Tooling & Machining Association), que compartilha da mesma opinião. “Nos EUA nos diferenciamos da China porque produzimos com mais velocidade, qualidade e atendemos todas as expectativas”, afirma. Acredita que a associação no Brasil é fundamental para defender os interesses do setor. “Brigar com o governo por menores taxas de impostos, um problema local, e pelo fortalecimento e desenvolvimento do segmento”, acrescenta.


Tópicos: