Img-natal-esquerda

Saiba como chamar a atenção do seu superior sem apelar para o puxa-saquismo

De acordo com Márcia Almström, diretora de recursos humanos da Manpower Brasil, cada profissional precisa ter, além das competências técnicas para o cargo, habilidades comportamentais para se destacar na equipe. “Algumas características como agilidade e prontidão não estão presentes nas pessoas, mas podem ser desenvolvidas”, afirma. Repare na sua rotina de trabalho e confira as dicas das especialistas que podem ajudar você a ganhar pontos com seu chefe.

Agilidade
Não é necessário fazer tudo apressadamente. A agilidade no trabalho é percebida na maneira que o profissional conduz suas tarefas. Assim que você recebe uma ordem, a demanda pontual é realizada ou você sempre resolve tomar um café antes? “Entregas bem feitas, atendendo qualidade e prazo sempre, chamam a atenção de maneira positiva”, explica Adriana Gomes, orientadora de carreira e psicóloga.

Márcia completa que isso facilita a criação de uma relação de confiança, pois o superior não precisará sempre de perguntar ao profissional se ele já fez isso ou aquilo.

Iniciativa
Um profissional que sabe se antecipar da maneira correta é aquele que demonstra envolvimento e interesse em contribuir. Segundo as especialistas é importante também estar antenado e apresentar soluções quando há problemas. “O profissional deve sempre focar na solução e não no questionamento”, diz Adriana.

Diálogo
Não se esqueça da hierarquia. Por mais que você não concorde com a opinião de seu superior, humildade é essencial. Márcia ressalta que o profissional tem que saber ouvir e refletir, por mais difícil que seja.

Esse conselho vale também para quando há uma falha na comunicação e o seu chefe afirma que você não mandou uma planilha, mas você lembra, de fato, que mandou. “Chegue à sua mesa, respire e aguarde até ter condição emocional para lidar com esses pequenos desentendimentos”, explica a diretora da Manpower. Isso evita que o profissional se exalte e estabeleça um clima desagradável.

Reconheça seu chefe
Você agradece o seu superior? Em algumas organizações há fóruns formais de troca de resultados, e nessa hora o profissional deve, de forma construtiva, elogiar ou agradecer o chefe. Ele também gosta de ser reconhecido. Para Márcia, frases como, por exemplo, “O seu estilo de liderar favorece muito meu trabalho, obrigada” ou até um simples “a gente conseguiu alcançar o resultado, parabéns” são bem vindos ao fim de projetos ou até mesmo do mês.

Tópicos:
estilo cimm  •   comportamento  •  


Comentários ()