MAX3D organiza curso sobre Elementos Finitos

No início da década de 70, como não existiam recursos visuais que pudessem vender a imagem da Tecnologia CAE (tecnologia para análises estáticas e não-lineares de projetos mecânicos) como uma ferramenta mágica, o engenheiro utilizava o Método dos Elementos Finitos, ciente de que a sua utilização deve ser feita para o estabelecimento de um Procedimento Geral de Análise, fundamentado no que se pode chamar de "critério de projeto".

Por muitos anos, essa importante formação conceitual foi esquecida pelas grandes empresas, e muitas passaram a deparar-se com problemas de falha estrutural ocorridos nos testes de certificação de seus produtos. Tais problemas tecnológicos são freqüentemente resolvidos por improvisação, ou seja, o produto é modificado por tentativas e erros. Essa abordagem do problema usualmente resulta em aumento dos custos de produção e dificuldades no atendimento de prazos.

É neste momento do projeto que entra o Método dos Elementos Finitos, refletindo na filosofia difundida pela NCE de que “se o engenheiro não sabe modelar o problema sem ter o computador, não deve fazê-lo tendo o computador”. Entre as empresas que estudaram e aplicaram o método estão multinacionais como a Ford, Daimler Chrysler, Volkswagen, Embraer e outras.

Com 36 horas de duração, a formação é direcionada aos profissionais de engenharia, projetistas e demais interessados. Alunos de nível técnico e superior possuem desconto especial. O curso será realizado na FATEC em Porto Alegre, de 15 a 26 de agosto, no turno da manhã. Maiores informações através do telefone (51) 3589.3449 ou [email protected] .