O PCP na Filosofia Just in Time e os Software APS

* Artigo de Denilson Carvalho   

O termo Just-in-Time (JIT) denomina uma filosofia de organização da produção de bens ou serviços que incorpora um conjunto de conceitos e técnicas voltadas para a melhoria de desempenho global dos sistemas produtivos, focado, principalmente, na minimização das perdas (tempo e material). Na verdade, ela representa o resultado de um esforço deliberadamente orientado para a melhoria das condições de gerenciamento da produção, incluindo o planejamento, a programação, a preparação e o controle das atividades do chão de fábrica.

Como ganhos resultantes de sua adoção, destacam-se a minimização dos estoques, a redução dos refugos por falta de qualidade, a diminuição das perdas de tempo em trocas ou preparação de máquinas, a melhoria no ritmo da produção, a melhor sincronização das operações, dentre outros.Os exemplos de JIT mais bem sucedidos são encontrados em empresas com produção repetitiva de grande volume, de um mix delimitado de produtos e operando sob demandas estáveis. O mais conhecido e estudado desses exemplos é a Toyota, onde o sistema nasceu.

Em ambientes produtivos relativamente estáveis e condições de produção previsíveis, a adoção da filosofia JIT contribui para a simplificação de muitas tarefas típicas do PCP, sobretudo por implantar rotinas previamente definidas para grande parte dos processos de trabalho.

Benefícios da aplicação da filosofia Just in Time e Ferramentas APS
Dentre as principais ganhos propiciados pelo software APS estão a redução dos estoques de matérias primas, por maior previsibilidade e precisão nas necessidades futuras; redução dos estoques de materiais em processo, por redução das filas e dos tempos de esperas entre operações; minimização dos tempos de máquinas paradas para setup, pois permite adotar seqüências de produção preferidas; reprogramação de operações para atender alterações na demanda e nas condições de produção. Nas plantas que operam Make to Stock o APS assegura redução dos estoques de produtos acabados, por agilidade na inserção de novas ordens de produção e por poder executá-las em lotes de tamanho adequado.

Os sistemas de apontamentos de chão de fábrica quando são utilizados também para manter atualizadas as programações de produção geradas por um software APS contribui para que as decisões gerenciais possam ganhar em precisão, flexibilidade e agilidade, em níveis dificilmente obtidos quando baseadas em cartões kanban, ferramenta de "programação" adotada por muitas empresas que utilizam o sistema JIT, por exemplo.

Assim, hoje é cada vez mais usual encontrar sistemas híbridos de gerenciamento da manufatura que lançam mão de conceitos e técnicas diferentes, muitas vezes consideradas antagônicas, para atingir os resultados esperados para o negócio.

Saber identificar e compor uma solução consistente que reforce a atuação das equipes responsáveis pela definição e pela execução de programas de produção é a habilidade que distingue os bons gestores industriais.


Tópicos: