Blaser recebe homenagem por práticas sustentáveis

A Blaser Swisslube foi homenageada no último dia 2 de junho pela Revista Meio Ambiente Industrial pela adoção Sistema de Gestão Ambiental (Norma ISO 14001). O evento realizado em São Paulo, também comemorou o alcance de cinco mil empresas comprometidas com normas ambientais dentro de suas empresas e processos produtivos. O evento foi realizado pelo décimo terceiro ano consecutivo, com o objetivo de estimular a integração do desenvolvimento da sustentabilidade empresarial e proporcionar às empresas participantes o aumento da visibilidade no mercado nacional e internacional.

Entre as praticas adotadas pela fábrica da Blaser Swisslube na matriz suíça está a otimização da energia no processo produtivo. A empresa possui um sistema de recuperação de calor que proporciona a melhor utilização de energia através de câmaras de aquecimento que permitem a medição de índice consumo de energia térmica e elétrica por tonelada de produto. Também é calculada a quantidade de resíduos gerada por tonelada de produto acabado e um especialista em destinação de resíduos, o qual descreve os processos de trabalho e treina as pessoas, para realizar as tarefas corretamente. Nós também reciclamos tambores e todos os papéis utilizados e ainda, regularmente, mensuramos nossas emissões e cumprimos os mais elevados padrões Europeus.

Para o Gerente Geral da Blaser no Brasil, Alessandro Alcantarilla, o reconhecimento das praticas sustentáveis da empresa são importantes para a ampliação da carteira de clientes, principalmente os de maior porte e que estão no foco da empresa no momento. Alcantarilla também lembra que o cuidado com o meio ambiente não é mais um diferencial, uma necessidade. “Não se trata mais de uma tendência, estamos vivendo o cerne do problema a nível mundial e empresas sérias sabem que tomar ações para minimizar os impactos ambientais é extremamente necessário. Temos visto atualizações das normas internas de grandes organizações as quais estão tornando-se cada vez mais rígidas e indiscutivelmente tem que ser atendidas, hoje já temos produtos que atendem a todas estas exigências.”

Tópicos: