Curso discute tratamento térmico para ligas de Al

O curso sobre Tratamento térmico de Ligas de Alumínio vai apresentar e discutir os conceitos básicos do processo que são trabalháveis mecanicamente. A ser realizado nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo, terá a coordenação do engenheiro metalurgista Marcelo Gonçalves.

O objetivo é proporcionar aos profissionais que possuem interesse ou que já trabalham com ligas de Alumínio tratáveis termicamente a oportunidade de discutir tópicos relevantes para o entendimento dos fenômenos que ocorrem nos tratamentos térmicos do material. O entendimento destes fenômenos envolve, geralmente, conceitos sobre microestrutura e análise microestrutural, assuntos que representam dificuldades para muitos profissionais da área.

Para facilitar a assimilação do conteúdo, foi incluído no cronograma uma parte inicial que revê, de maneira breve, os conceitos fundamentais relativos à microestrutura e sua caracterização. Após esta introdução, são apresentados dados genéricos referentes às ligas de Alumínio e seus processamentos, e, em seguida, são discutidos os principais pontos associados aos tratamentos térmicos. Serão abordados tantos os tratamentos das ligas tratáveis termicamente (envelhecimento), quanto os não-tratáveis termicamente (recozimento).

O coordenador do curso, Marcelo Gonçalves, é engenheiro metalurgista, mestre em engenharia e Ph.D. pela Universidade de Sheffield, da Inglaterra. Tem atuado como pesquisador, consultor e professor nas áreas de metalurgia e materiais. Atualmente, é diretor da Alpina Consultoria e professor da ESEG - Escola Superior de Engenharia e Gestão. Nos últimos 20 anos, vem coordenando e gerenciando projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica voltados para processos e produtos metalúrgicos, principalmente relacionados à indústria do alumínio, além de exercer atividades docentes nas áreas de metalurgia, engenharia de materiais e engenharia de produção.

O curso terá carga horária de 16hs e será ministrado das 8h30 às 17h30, no Hotel Mercure São Paulo Central Towers, sala Morumbi (Rua Maestro Cardim, 407 - Paraíso), nos dias 25 e 26 de outubro. O investimento é de R$ 1,45 mil, incluindo apostila, coffe-break, almoço e certificado de participação.

As inscrições feitas até o dia 18 de outubro ganham desconto de 10% (valor de R$ 1,305 mil). Inscrições de pessoas de uma mesma empresa ganham desconto de 20%. Para se inscrever ou obter mais informações, deve-se entrar em contato com Cláudia, pelo telefone (11) 5631-8660, ou preencher a ficha de pré-inscrição.
 


Tópicos: