Como atuam os cursos tecnólogos

Os tecnólogos costumam ser cursos direcionados a uma área de atuação bem específica, diferente do bacharelado, que é mais abrangente

Para atender uma demanda de mercado, principalmente do setor industrial, que precisa cada vez mais de mão de obra especializada, o número de curso superior de tecnologia - os famosos tecnólogos - estão crescendo consideravelmente. Diferente do que muitos podem pensar, o tecnólogo não é um bacharelado de curta duração, mas sim um curso que trata de um segmento mais específico que a outra opção, por isso tendo a oportunidade de ser mais curto, com duração média de dois a três anos.

Um exemplo deste crescimento é a Faculdade de Tecnologia - Fatec de Pindamonhangaba. Criada em 2006, com o curso de metalurgia, este ano iniciou também o tecnólogo em soldagem, além do criado em 2009 de manutenção industrial. As Fatecs são instituições públicas de ensino superior que oferecem cursos gratuitos em tecnologia. Assim como qualquer curso tecnólogo deve ser para que o diploma seja aceito pelas entidades, as Fatecs são devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Conselho Estadual, neste caso, de São Paulo.

Esta modalidade da educação tem a mesma validade que os cursos de bacharel, possibilitando aos formados dar continuidade aos estudos em pós-graduação (mestrado e doutorado) ou especialização. A única restrição que pode diferenciar das graduações mais comuns são alguns editais e empresas que exigem uma formação específica.

Fatec PindamonhangabaSegundo a Fatec Pindamonhangaba "o ensino superior [da Fatec] é compromissado com o sistema produtivo. Com currículos flexíveis, compostos por disciplinas básicas e humanísticas, de apoio tecnológico e de formação específica na área de atuação do tecnólogo." Os cursos possuem duração de três anos. A faculdade conta com um corpo docente formado por mais da metade dos professores mestres ou doutores. 

Uma outra característica marcante dos cursos de tecnólogo é ter sua criação guiada, na maioria das vezes, por força do mercado. "A atuação do Tecnólogo pode se estender desde a criação, o domínio e a absorção até a difusão dos conhecimentos, atingindo plenamente as necessidades estabelecidas. Trata-se de um profissional capaz de oferecer soluções criativas e participar de equipes habilitadas para o planejamento e para o desenvolvimento de soluções", afirma a Fatec.

Para apresentar a Fatec e os cursos superiores de tecnologia, a instituição de Pindamonhangaba organiza, anualmente, um simpósio aberto para a comunidade em geral, jovens de estabelecimentos de ensino, professores, empresários e indústrias da região. Desta forma propicia a criação de vínculos entre futuros profissionais e investidores e mostra as tendências de mercado nas áreas em que atua. O evento será nos dias 20, 21 e 22 de outubro. 


Tópicos: