Fundamentos e aplicações da nitretação a plasma

O tratamento de superfícies por meio da nitretação a plasma vem sendo um assunto bastante discutido nos últimos anos. Para entender melhor sobre este processo, o profesor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Clodomiro Alves Junior, publicou o livro Nitretação a plasma - Fundamentos e aplicações, pela editora UFRN.

Nas duas últimas décadas se observou um grande avanço em técnicas para modificação da superfície. Essas técnicas fazem uso de plasmas, lasers, feixes de íons e de elétrons como fontes energéticas para alteração estrutural e/ou composicional da superfície. Os materiais modificados superficialmente são aplicados numa variedade de campos, incluindo dispositivos opto-eletrônicos, isolantes térmicos, revestimentos ou deposição tribológicas e revestimentos decorativos.

Clodomiro Alves Junior é professor titular do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN. Tem experiência na área de engenharia de materiais e metalúrgica, com ênfase em tratamentos térmicos, mecânicos e químicos, atuando principalmente em processamento de materiais por plasma.

O que é plasma
O termo plasma, também referido como "descarga elétrica", "descarga gasosa"ou "descarga luminescente", se aplica a um gás contendo espécies neutras e eletricamente carregadas como elétrons, íons positivos, íons negativos, átomos e moléculas. Um plasma pode ser eletricamente neutro, sendo que qualquer desbalanceamento de carga resultará em campos elétricos que tendem a mover as cargas, tentando restabelecer o equilíbrio. Como resultado disso, a densidade de elétrons mais a densidade de íons negativos deve ser igual a densidade de íons positivos. Um importante parâmetro do plasma é o grau de ionização, que é a fração das espécies neutras originais que foram ionizadas.