Brasil disputa maior evento europeu de barcos solares

Imagens: Divulgação

A equipe Vento Sul, formada por alunos e professores da Universidade Federal de santa catarina (Ufsc) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai participar da terceira edição do Frisian Solar Challenge - maior evento europeu para embarcações solares.

No campeonato, os participantes percorrem 220 quilômetros de canais de 11 cidades da região da Frísia, no norte da Holanda. A competição se realiza a cada dois anos e a edição de 2010 será entre os dias 4 e 10 de julho.

Em outubro do ano passado o grupo da Ufsc, composto por docentes e estudantes de graduação das áreas de engenharia, design e jornalismo, além de integrantes do Laboratório de Energia Solar (Labsolar), venceu o Desafio Solar Brasil, em Paraty (RJ), na classe catamarã. Com a vitória, foi selecionado para participar do campeonato mundial de barcos elétricos abastecidos com energia solar fotovoltaica. Para este novo desafio, a Ufsc fez uma parceria com o vencedor na classe monocasco, o Laboratório de Mecânica das Turbulências, da COPPE/UFRJ, e assim surgiu a equipe Vento Sul – UFSC/UFRJ.

O novo barco, que será enviado para a Europa na próxima quarta-feira (16/6), está enquadrado na Classe A, com comprimento máximo de seis metros e largura máxima de dois metros e quarenta centímetros. A UFRJ foi responsável pela construção do casco laminado a vácuo em fibra de carbono. A Ufsc trabalho com o mecanismo de propulsão - motores elétricos de alta eficiência e hélices modelados para otimização na transmissão mecânica de energia – e pelo sistema de energia, formado por painéis solares.

A equipe Vento Sul trabalha com o uso criativo de tecnologias comercialmente disponíveis, para maximizar eficiência e causar pouco ou nenhum impacto ambiental. O barco solar é um meio para estimular a produtividade acadêmica para o desenvolvimento de novas tecnologias aliadas à energia fotovoltaica. A energia SOLAR ainda possui um custo elevado devido ao seu estágio tecnológico atual.

A embarcação da equipe Vento Sul é montada no Lagoa Iate Clube (LIC), em Florianópolis, Santa Catarina. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site do barco solar.