Workshop traz técnicas de corte e solda na área naval

Imagens: Divulgação

A retomada da indústria naval brasileira ocorre em meio a uma revolução, em particular no que se refere às novas técnicas dos processos de solda e corte usados na fabricação de navios e plataformas. Essas inovações são o tema do 2º Workshop Sobre Tecnologias de Soldagem e Corte com Ênfase na Área Naval, que ocorre no dia 10 de junho (quinta-feira), em Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Segundo José Antônio Cunha, gerente do segmento automotivo da Air Liquide, fabricante de gases para indústria, saúde e meio ambiente, a indústria naval vem utilizando materiais mais nobres, que requerem novas tecnologias de corte e solda. “Essa é uma ótima oportunidade para aqueles que querem acompanhar o ritmo de desenvolvimento industrial do segmento. É um evento completo para quem busca atualização, evolução e destaque no mercado, além de uma ótima oportunidade para ampliar seu networking”, conclui.

A capacitação de pessoal para esses processos é um dos principais desafios do segmento. Com a instalação de estaleiros em vários estados, o número de empregos na indústria naval saltou de 1,9 mil para 45 mil nos últimos dez anos. Uma das principais cidades a viver essa mudança foi a cidade de Rio Grande, com o Estaleiro Rio Grande (ERG), que terá um dos maiores diques secos do mundo para a construção de plataformas e embarcações de grande porte para a área petrolífera.

No evento, a Air Liquide, , juntamente com as empresas Hypertherm, Lincoln Electric, Oxipira, ABS (Associação Brasileira de Soldagem) e Senai do Rio Grande do Sul apresentarão suas novas tecnologias para o segmento.

Dentre as tecnologias que a Air Liquide levará ao workshop, Cunha destaca os sistemas de controle do consumo de gases em grandes obras. Segundo ele, são sistemas capazes de proporcionar ganhos de qualidade e economias significativas ao longo do tempo. Outras novidades são os misturadores Flamal Mix e Arcal Bulk, destinados as aplicações de solda e corte.

O 2º Workshop Sobre Tecnologias de Soldagem e Corte com Ênfase na Área Naval ocorre no Senai João Simplício (Avenida Portugal, 184, Cidade Nova, Rio Grande – RS). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (53) 9942-9673 e (51) 3462-4300 ou pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.