Ampliando o universo de aplicações do processo Plasma - MIG

Autores: Tiago Vieira da Cunha ([email protected]) e Jair Carlos Dutra ([email protected]) - UFSC, EMC/LABSOLDA, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil


Motivação

Os processos híbridos de soldagem constituem novos desafios tecnológicos para o incremento da qualidade e produtividade. Neste contexto, esforços vêm sendo realizados no LABSOLDA com o intuito de desenvolver, tanto o conhecimento científico, como os equipamentos necessários para atender a demanda da indústria brasileira.

Objetivos
Este trabalho tem por objetivo desenvolver um protótipo de pistola manual para o processo híbrido de soldagem Plasma-MIG.

Benefícios

O processo de soldagem Plasma-MIG, em sendo de fato um sistema hibrido de dois tipos de arco voltaico, um com eletrodo permanente e outro com eletrodo consumível, tem a capacidade de proporcionar grande flexibilidade para otimização tanto da qualidade, como da produtividade.

O desenvolvimento de uma pistola de soldagem manual tem justificativas práticas e econômicas. A flexibilidade oferecida por esta, permitirá a realização de pequenos e delicados trabalhos, que exigem a habilidade de um soldador, uma vez que este além de atuador também exerce a função de sensor.

Além disso, por se tratar de uma pistola manual, o seu uso não está atrelado ao de um robô, possibilitando a implementação deste processo em empresas que não possuem células robotizadas.

Metodologia
Numa primeira etapa, para não haver crescimento da dependência tecnológica, o LABSOLDA desenvolveu todo o equipamento, exceto a tocha de soldagem. Entretanto, para diversificar a aplicação do processo, mesmo a tocha de soldagem, agora para aplicações mais leves, está sendo também desenvolvida. As Figuras 1, 2 e 3 elucidam a metodologia de construção. A base da tocha hibrida é uma tocha MIG convencional. Sobre esta foram então montadas as partes referentes ao arco plasma e circuitos de gases e de água de refrigeração.

Resultados
O processo Plasma-MIG já é uma solução para um grande numero de necessidades da indústria, onde é possível uma soldagem automática. Para aplicações manuais é que surge a possibilidade com a tocha em desenvolvimento.

Nos ensaios preliminares, realizados com o protótipo ainda em desenvolvimento, algumas peças foram severamente agredidas pelo calor do arco. Desta forma, novas peças estão sendo projetadas, a fim de solucionar tais problemas e obter no final deste desenvolvimento, um
protótipo de pistola leve e robusta, capaz de oferecer as condições necessárias para a realização de soldas no processo híbrido


Figura 1. Pistola MIG adaptada e conjunto plasma a_MIG.


Figura 2. Modelagem do protótipo da pistola

Figura 3. Protótipo da pistola montado sem o bocal constrictor. Pode-se observar o eletrodo plasma anular

Agradecimentos
Os autores agradecem ao IFM – Instituto fábrica do milênio e a toda equipe do LABSOLDA.

Referências

OLIVEIRA, M. A. Progressos no desenvolvimento do processo híbrido Plasma-MIG para operações de soldagem e
brasagem. Tese de Doutorado. UFSC, Janeiro de 2006.

CUNHA, T.V. ; DUTRA, J. C. . Processo Plasma-MIG Contribuição do Arco Plasma na Capacidade de Fusão do Arame. Soldagem & Inspeção, v. 12, p. 89-96, 2007.

Tópicos: