Romi entrega torno de grande porte à Villares Metals


A Romi, indústria de máquinas-ferramentas, acaba de entregar a primeira unidade do torno CNC Centur 180, máquina pesada de uma nova geração e destinada a atender as necessidades de produção de empresas ligadas a infraestrutura. O equipamento é utilizado principalmente pelas indústrias de base, como siderúrgicas e indústria naval, para produção de peças de grande volume e peso de até 50 toneladas (cilindros de laminação, peças de usinas elétricas, usinas de álcool e açúcar, navios e equipamentos para extração de petróleo, entre outras aplicações).

O Centur 180/180A, foi comprado pela Villares Metals, que é a maior produtora de aços especiais não planos de alta-liga da América Latina, tendo vendido, em 2007, 87,8 mil toneladas de produtos acabados. No total, a empresa adquiriu três destes equipamentos.

“São pouquíssimos os fabricantes de máquinas-ferramentas no mundo que fazem máquinas de comando numérico computadorizado deste porte e capacidade de execução e a Romi é a única empresa do hemisfério sul a produzir esses tornos”, diz o diretor de comercialização de máquinas-ferramenta da Romi, Hermes Lago. Entre as principais características do Centur 180 / 180 A ele destaca a precisão, a rigidez e a versatilidade para usinagem de peças de grande porte para produção de máquinas e componentes.

Devido à extrema complexidade e ao seu porte, o CNC Centur 180 / 180 A – que pesa 72 toneladas e tem comprimento de 15 metros – leva cerca de um ano para ser produzido, da fundição das partes até a montagem final. Essa família de tornos CNC pesados e extrapesados é composta ainda pelo Centur 80/80 A/140/140A/180/180A, para torneamento de peças de grande volume e peso até 50 toneladas, e pelo UT 1000/1500/1700/2000, para usinagens de cilindros até 100 toneladas.

A Romi lançou essa família de máquinas para atender à demanda do mercado (usinas hidrelétricas, refinarias de petróleo e gás, indústrias siderúrgicas e navais, entre outros) por esse tipo de equipamento. Estes setores precisam de máquinas de grande porte para produzir peças metálicas com peso entre 10 e 100 toneladas.


Tópicos: