Sandvik Coromant amplia oferta de fresas de topo inteiriças

CoroMill Plura de ponta esférica, otimizada para aplicações em materiais ISO S, é o novo produto da marca

A Sandvik Coromant, especialista em ferramentas de corte, expandiu sua linha de fresas de topo inteiriças CoroMill Plura com o novo conceito CoroMill Plura com ponta esférica, otimizada para operações de perfilamento de semiacabamento a acabamento em aplicações ISO S.

“CoroMill Plura de ponta esférica para ISO S é uma nova inclusão ao nosso programa otimizado”, disse Liam Haglington, gerente de produtos para ferramentas de fresamento de topo de metal duro da Sandvik Coromant. “Esta versão apresenta duas novas geometrias de produto, otimizadas para materiais de peças de titânio e HRSA, respectivamente. Os produtos foram desenvolvidos para perfilamento - especificamente aplicações de semiacabamento e acabamento - em operações como usinagem de rotores e lâminas.”

Vida útil prolongada

Como a produtividade, a vida útil prolongada da ferramenta e a segurança do processo são requisitos essenciais ao lidar com as necessidades do mercado em materiais ISO S, as geometrias da CoroMill Plura de ponta esférica foram desenvolvidas com essas qualidades em mente.

“O desenho da ferramenta foi feito com cuidado específico”, continua Haglington. “As ferramentas apresentam uma geometria de face recém-desenvolvida para evitar condições de corte desfavoráveis no centro, passo de dente irregular para melhor estabilidade dinâmica e controle de vibração, bem como novas classes Zertivo 2.0 - desenvolvidas especificamente para as áreas de aplicação da peça - para maior resistência ao desgaste e vida útil da ferramenta.

Versatilidade em várias áreas de aplicação

Com até seis canais, a CoroMill Plura de ponta esférica permite taxas de avanço mais altas sem comprometer a qualidade superficial, o que significa tempos de usinagem reduzidos e um custo menor por peça. Embora tenham sido desenhadas principalmente para usinagem de rotores de motores aeroespaciais, as ferramentas são versáteis o suficiente para se destacarem em muitas outras áreas de aplicação.


Continua depois da publicidade


“Essas ferramentas são otimizadas para aplicações de perfilamento em HRSA e ligas de titânio, proporcionando seu melhor desempenho na usinagem de lâminas e peças estruturais forjadas”, explicou o Dr. Markus Groppe, gerente global de produtos e aplicações digitais para ferramentas de fresamento de topo de metal duro da Sandvik Coromant. “Entretanto, elas também são uma escolha confiável para áreas de aplicação fora do segmento aeroespacial, como os setores médico e automotivo. Operações como a usinagem de articulações do quadril e de turbocompressores são exemplos importantes em que a CoroMill Plura de ponta esférica realmente se destaca. Além disso, com áreas de aplicação secundária de aço temperado para o programa de HRSA, aço inoxidável e titânio, as ferramentas de seis canais garantem a mais alta produtividade e vida útil para todos os tipos de aplicações de matrizes e moldes.”

Uma ampla seleção de ferramentas

O programa padrão inclui classes dedicadas para titânio e HRSA, diâmetros que variam de 3 a 20 mm e 0,125 a 0,750 polegada, quatro a seis canais, profundidade de corte de 1,5×D e comprimentos úteis de 3×D e 5×D.

Caso o programa padrão não se alinhe às necessidades específicas do cliente, a Sandvik Coromant oferece uma enorme seleção de soluções personalizadas para atender a requisitos exclusivos. “Além do programa padrão, também estamos introduzindo uma oferta elaborada de soluções personalizadas com uma grande diversidade de funcionalidades que atendem às diversas demandas dos clientes", disse Sathish D, gerente global de produtos para ferramentas personalizadas de fresamento de topo em metal duro da Sandvik Coromant. “Se o usuário ainda achar que algo está faltando, nossa oferta de engenharia avançada tem tudo o que precisa". 

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM