Logomarca Indústria 4.0

Mercedes-Benz é a próxima montadora a adotar robôs humanoides em suas fábricas

A fabricante empregará o robô Apollo em suas fábricas para logística, transporte de peças, entrega de conjuntos e inspeção de componentes

Por: Redação CIMM      21/03/2024 

A empresa líder em robótica avançada, Apptronik, anunciou na última sexta-feira (15) uma parceria inovadora com a fabricante de automóveis Mercedes-Benz. O acordo comercial entre as duas empresas marcará a primeira implantação pública do robô humanóide Apollo da Apptronik e representa um marco importante na aplicação de robótica humanóide na indústria automotiva. De acordo com o comunicado de imprensa, a colaboração entre a Apptronik e a Mercedes-Benz se concentrará na identificação de aplicações para robótica altamente avançada nas instalações de produção da Mercedes-Benz.

Com a estrutura semelhante a de um trabalhador humano, o Apollo foi projetado para operar em espaços industriais ao lado de pessoas. Imagem: Divulgação/Apptronik.

Leia também: BMW fecha acordo com startup para usar robôs humanoides na produção de carros 

Para construir os carros mais desejáveis, estamos continuamente evoluindo o futuro da produção automotiva: Avanços em robótica e inteligência artificial abrem novas oportunidades também para nós. Estamos explorando novas possibilidades com o uso de robótica para apoiar nossa equipe qualificada na fabricação", disse Jörg Burzer, Membro do Conselho de Administração do Grupo Mercedes-Benz AG, Produção, Qualidade e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

"Esta é uma nova fronteira e queremos entender o potencial tanto para robótica quanto para a fabricação automotiva para preencher lacunas de mão de obra em áreas como baixa habilidade, trabalho repetitivo e fisicamente exigente e para liberar nossos membros altamente qualificados da equipe na linha para construir os carros mais desejáveis do mundo", adicionou. 


Continua depois da publicidade


A montadora está explorando possíveis usos na logística, transporte de peças para a linha de montagem e inspeção simultânea de componentes. O Apollo também será encarregado de entregar as caixas de peças preparadas durante o processo de fabricação.

A implementação desses robôs humanoides permitirá à Mercedes-Benz otimizar seus espaços de trabalho, evitando grandes redesenhos nas instalações. Isso possibilitará que os ambientes continuem sendo projetados para a interação humana, enquanto os robôs complementam as operações existentes. O Apollo, projetado para operar em espaços industriais ao lado de trabalhadores humanos, possui uma arquitetura única de controle de força que garante a segurança durante a operação, segundo as empresas. Além disso, seu design amigável permite que ela execute tarefas fisicamente exigentes enquanto trabalha em colaboração com os funcionários.

Gostou? Então compartilhe: